Juventudes, jornalismo e os sentidos sobre as periferias: um estudo com leitores da Agência Mural
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Autor
Orientador
Doretto, JulianaData de publicação
19/02/2025Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Na América Latina, os jovens representam um dos setores mais vulneráveis ao empobrecimento e são visíveis para as autoridades apenas em função dos problemas que representam, tendo poucas alternativas de inserção econômica (Reguillo, 2003). Nesse sentido, Vitali (2022) atenta para o fato de as juventudes, sobretudo as periféricas, ser ainda as primeiras afetadas pelas mudanças sociais contemporâneas, como a precarização do trabalho e o aumento da insegurança. A definição de periferia, aliás, como região urbana com pouco acesso a serviços, e onde vive a população de baixa renda, se estende além da distância geográfica do centro, compreendendo também a ideia de exclusão social e de poder (Vitali, 2022). Essas comunidades são frequentemente retratadas de maneira preconceituosa na mídia, criando um imaginário reducionista e preconceituoso sobre essas áreas, o que tem instigado um movimento de valorização das periferias por meio de manifestações culturais e coletivos organizados por jovens, incluindo aqueles voltados à comunicação (Nonato, 2018; Rovida, 2021). A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar de que maneira os jovens periféricos leitores da Agência Mural, um veículo de jornalismo contra-hegemônico da Grande São Paulo, consomem conteúdo noticioso sobre as periferias e quais sentidos são construídos no processo. Enquanto objetivos específicos, pretendeu-se compreender as rotinas de consumo midiático desses jovens; investigar a possível influência que a Agência tem na forma pela qual o seu público jovem enxerga as periferias; e discutir a importância da representatividade das culturas juvenis periféricas no jornalismo, no sentido de promover movimentos de valorização das periferias. O método adotado contempla uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade semiestruturadas (Duarte, 2009) com nove participantes. Os resultados obtidos foram avaliados por meio de técnicas de análise de conteúdo (Fonseca Junior, 2009) e nos mostraram que, para nossos entrevistados, a produção noticiosa da Mural desempenha importante função na construção de sentidos sobre as periferias, uma vez que traz narrativas e perspectivas de jovens que vivem os territórios. Essas representações reforçam crenças e valores desses jovens leitores, que são atraídos ao conteúdo da Agência porque ali encontram visões de mundo parecidas com as suas. Nesse sentido, os participantes apontaram desafios no que diz respeito a aumentar o alcance do veículo entre os jovens das periferias, uma vez que o hábito do consumo de notícias ainda é restrito àqueles que tiveram mais acessos a práticas culturais e à educação.
In Latin America, young people represent one of the most vulnerable groups when it comes about chances of becoming under the poverty line, and many times they are visible to the authorities just due to the social problems they represent, like the difficulty of getting a job (Reguillo, 2003). In this context, Vitali (2022) also warns to the fact that they are the first group affected by the current social changes such as employment level changes and the rising of violence, especially the periphery young people. The definition of periphery, an urban area with lack of resources and access to public services where the short-income people live, spreads beyond the geographic distance from the financial centers, also reaching the notions of both social and power segregation (Vitali, 2022). Those communities are often pictured with prejudice in Brazilian mainstream media, what leads to a prejudiced and reductionist thinking about those regions, which has been instigating social movements committed to the sense of periphery valuation through collectives and cultural expressions organised by peripheric young, including those related do the communication area (Nonato, 2018; Rovida, 2021). This research has as main objective to identify how the peripheric-young readers of Agência Mural – an independent press vehicle based in Grande São Paulo peripheries – consume news contents about the periphery and which meanings are built in this process. About the specific objectives, we intend to comprehend these young people routines of media consumption; investigate if the Agência influences how young readers look to the periphery; and discuss the importance of the young peripheric cultures representativeness in journalism, aiming to promote periphery valuation movements. The method included qualitative research with in-depth interviews (Duarte, 2009), where nine people participated. The results were studied according to content analysis techniques (Fonseca Junior, 2009) and showed us that, to the interviewed young, Mural’s contents have an important influence when it comes to building meanings about the peripheries, since they bring perspectives from the young who live in these areas. These representations strengthen the beliefs and values of these young readers, which are attracted to the content from the vehicle because they meet thinkings which are similar when compared to theirs. The interviewed young readers also pointed challenges when it comes to increasing the audience of Mural among the peripheric young, since consuming news is still an habit just for those who had more access to culture and education.
Palavras-chave
Jornalismo contra-hegemônicoPeriferias
Juventudes
Agência Mural
Counter-hegemonic journalism
Suburbs
The young