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Megaeventos e Turismo no Rio de Janeiro: um olhar sobre o Planejamento Estratégico e a promoção da imagem da cidade

Título alternativo
Megaevents and Tourism in Rio de Janeiro: a look at a Strategic Planning and the promotion of the image of the cityMegaeventos y Turismo en Río de Janeiro: una mirada sobre la Planificación Estratégica y la promoción de laimagen de la ciudad
Autor
Fernandes, Ana Maria Vieira
Data de publicação
//2019
Tipo de conteúdo
Artigo
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
A cidade do Rio de Janeiro orientou sua gestão para políticas estratégicas que promoveram renovações urbanas em seu espaço desde a década de 1990, o que a tornou palco de megaeventos, como a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016). Perante a discussão sobre quais são as questões que emergem após a realização dos megaeventos na cidade, este artigo objetivou analisar como o Rio orientou a sua governança pública a partir dos Planos Estratégicos e quais foram as principais ações previstas nestes para o desenvolvimento do turismo e para a promoção da sua imagem a fim de posicionar-se de forma competitiva internacionalmente. As metodologias adotadas foram: pesquisas bibliográfica, documental e de campo (nas intervenções urbanas promovidas como espaços de consumo e lazer), e entrevistas com gestores públicos e moradores afetados. Aponta-se que nenhuma ação estratégica visou o desenvolvimento qualitativo do turismo participativo; somente focou no aumento do fluxo de turistas. As intervenções elitizaram os espaços públicos e atenderam a uma pequena parcela, evidenciando que tais políticas visaram a promoção da cidade e não o bem-estar social, em um processo claro de gentrificação.
Palavras-chave
Planejamento Estratégico
Megaeventos
Turismo
Rio de Janeiro
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