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dc.contributor.authorSimon, Laura Panetto
dc.contributor.authorFarah, Ana Paula
dc.contributor.authorMerlin, José Roberto
dc.date.accessioned2025-06-12T13:37:39Z
dc.date.available2025-06-12T13:37:39Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17986
dc.description.abstractThis research seeks to understand the possibilities of qualitative urban changes in urban space, which municipal master plans can enhance through the application of precepts outlined by the 2030 Agenda and educating cities according to the International Association of Educating Cities, conceived after the COVID-19 pandemic. Initially, this study presents and expands the tacit and informal knowledge that transforms the adjuvant urban space into the informal education process, complementary to the explicit knowledge that the official curriculum contents address. It shows that urban space, as a social instance, extrapolates its physical materiality and contains symbols and signs that enable rereading the culture that built it, also revealing historical moments and techniques that have transformed it over time, making the city an enormous classroom, decisively inducing the construction of citizenship. It evidences the advantages of treating the city planning and management from the standpoint of education for all, touching on social encounters as a way to promote alterity, politicize urban life, and exchange knowledge, noting that the Brazilian Federal Constitution requires public participation in the very preparation of master plans. Methodologically, the research supports all knowledge made explicit, presenting references from several renowned authors, and evidences some singularities of the spaces regarding the coexistence in the urban environment. During and after the pandemic, the municipal master plan, taking space as a social instance that educates for sustainability, as proposed in the 2030 Agenda, will assuredly be one of the structuring axes of quality of life in the post-pandemic period.
dc.description.abstractEsta pesquisa procura compreender as possibilidades de transformações urbanísticas qualitativas no espaço urbano, que podem ser potencializadas pelos planos diretores municipais, através da aplicação de preceitos enunciados pela Agenda 2030 e pelas cidades educadoras conforme Associação Internacional das Cidades Educadoras, pensadas no tempo subsequente a pandemia gerada pelo Covid-19. No primeiro momento são expostos e ampliados os conhecimentos tácitos e informais que transformam o espaço urbano coadjuvante no processo de educação informal, complementar ao saber explícito tratado pelos conteúdos curriculares oficiais. Demonstra que o espaço urbano como instância social, extrapola sua materialidade física e contém símbolos e sinais que possibilitam a releitura da cultura que o construiu, revelando ainda momentos históricos e técnicas que o transformaram no decorrer do tempo, fazendo da cidade uma enorme sala de aula, induzindo decisivamente a construção da cidadania. Evidencia as vantagens de se tratar o planejamento e a gestão da cidade sob a ótica da educação para todos, tangenciando os encontros sociais como forma de promover a alteridade, politizar a vida urbana e trocar conhecimentos, lembrando que a Constituição Federal exige a participação popular na própria elaboração dos planos diretores. Metodologicamente, a pesquisa sustenta todo o conhecimento explicitado, apresentando citações de inúmeros autores consagrados e evidencia algumas peculiaridades dos espaços em relação a convivência no ambiente urbano. Durante e após a pandemia, o plano diretor municipal, tomando o espaço como instância social que eduque pela sustentabilidade como proposto na Agenda 2030, indubitavelmente, será um dos eixos estruturantes da qualidade de vida, no período pós-pandemia.
dc.language.isoInglês
dc.publisherANAP - Associacao Amigos de Natureza de Alta Paulistapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMunicipal Master Plan
dc.subjectEducating Spaces
dc.subjectUrban Environmental Guidelines
dc.subjectPlano diretor municipal
dc.subjectEspaços educadores
dc.subjectDiretrizes ambientais urbanas
dc.titleThe interface between Master Plan and Educating Cities: an alternative for planning post-pandemic citiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17271/1980082717120212836pt_BR
puc.centerEscola de Arquitetura, Artes e Designpt_BR
puc.graduateProgramFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR


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