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dc.contributor.authorFarah, Ana Paula
dc.date.accessioned2025-06-12T13:37:41Z
dc.date.available2025-06-12T13:37:41Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17990
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo discutir a formação do arquiteto, nas escolas brasileiras, para que tenha base adequada e o conteúdo para atuar ao patrimônio construído e em construções de interesse para preservação; a discussão se estende também aos cursos de pós-graduação tanto no âmbito “lato sensu” quanto “stricto sensu”. Serão analisadas as conseqüências da falta do ensino da disciplina de restauro arquitetônico na graduação e pós-graduação, que tem tido por resultantes a destruição de documentos históricos que dá base para memória coletiva, afetando a transmissão do legado das pessoas para as gerações futuras. Pretende-se evidenciar que se houver sólida formação do arquiteto no âmbito do restauro arquitetônico, os profissionais terão instrumentos teóricos, críticos e técnicos para que os bens culturais sejam, de fato, preservados.
dc.publisherFapUNIFESP (SciELO)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRestauração arquitetônica
dc.subjectFormação do arquiteto
dc.subjectPatrimônio cultural
dc.titleRestauro arquitetônico: a formação do arquiteto no Brasil para preservação do patrimônio edificadopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s0101-90742008000200003pt_BR
puc.centerEscola de Arquitetura, Artes e Designpt_BR
puc.graduateProgramFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR


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