| dc.contributor.author | Oliveira, Ana Paula Lage de | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-12T18:15:59Z | |
| dc.date.available | 2025-06-12T18:15:59Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18004 | |
| dc.description.abstract | O artigo tem como finalidade analisar de que maneira a Semana de Arte Moderna de 1922 se tornou um instrumento de diplomacia cultural do Brasil. Observa-se que o evento ocorreu em um contexto nacional e internacional de agitação sociopolítica que não foram propícios ao protagonismo da Semana. Apenas décadas mais tarde, ao final da II Guerra Mundial, a partir da instituição de políticasnacionais nas áreascultural e externa sistemáticasdurante a Era Vargase da necessidade de manter proximidade com os Estados Unidos, a Semana de 22foi resgatadapelo Estado,passou a ser elevada a um patamar de símbolo nacional, indicativo de um país moderno, industrializado, com potencial, que falava uma língua universal e caminhava no compasso dos países desenvolvidos e que, assim,tinha uma contribuição relevante ao mundo | |
| dc.publisher | Arte 21 | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Modernismo | |
| dc.subject | Diplomacia Cultural | |
| dc.subject | Brasil | |
| dc.subject | Semana de Arte Moderna de 1922 | |
| dc.title | Diplomacia cultural e a semana de 22: arte moderna e as imagens do Brasil ao mundo | pt_BR |
| dc.type | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |