As metas 17 e 18 do PNE (2014–2024) e a valorização do magistério no Brasil
PNE goals 17 and 18 (2014–2024) and the valorization of teaching in Brazil;
Las metas 17 y 18 del Plan Nacional de Educación (2014–2024) y la valorización de los docentes en Brasil
| dc.contributor.author | Barbosa, Andreza | |
| dc.contributor.author | Jacomini, Márcia Aparecida | |
| dc.contributor.author | Minto, César Augusto | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-12T18:41:32Z | |
| dc.date.available | 2025-06-12T18:41:32Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18029 | |
| dc.description.abstract | Este artigo analisa o cumprimento das metas 17 e 18 do Plano Nacional de Educação, que tratam da equiparação salarial do magistério com os/as demais profissionais de formação equivalente e da existência de planos de carreira e remuneração nas redes de Ensino, discutindo sua adequação. Foram analisados os relatórios de monitoramento do PNE, cotejando-os à luz da legislação e da literatura. Os resultados sinalizam que, embora a distância entre a média da remuneração dos/as docentes e a dos/as não docentes tenha diminuído, isso se deve à queda na remuneração dos/as profissionais não docentes. Além disso, para uma melhor compreensão da valorização do magistério, são necessários dados que permitam compreender não apenas a existência de planos de carreira, mas também seus conteúdos e, sobretudo, se eles são cumpridos ou não, elementos que colocam em questão a adequação de tais metas. | |
| dc.publisher | FapUNIFESP (SciELO) | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Plano Nacional de Educação | |
| dc.subject | Valorização do Magistério | |
| dc.subject | Plano de Carreira de Magistério Público | |
| dc.title | As metas 17 e 18 do PNE (2014–2024) e a valorização do magistério no Brasil | pt_BR |
| dc.title | PNE goals 17 and 18 (2014–2024) and the valorization of teaching in Brazil | |
| dc.title | Las metas 17 y 18 del Plan Nacional de Educación (2014–2024) y la valorización de los docentes en Brasil | |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204873 | pt_BR |
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