Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Luciana Haddad
dc.contributor.authorBarbosa, Andreza
dc.contributor.authorBarros, Gabriel Meneses
dc.date.accessioned2025-06-12T18:41:32Z
dc.date.available2025-06-12T18:41:32Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18030
dc.description.abstractO artigo discute a relação entre o aumento da violência escolar, observado em 2021 e 2022, com a descaracterização da escola como lugar de pertença. Para tanto, tendo como premissa que a organização social capitalista afeta a formação humana, sobretudo quanto a estruturação e organização escolar, recorremos à análise das políticas educacionais recentemente implementadas na rede estadual paulista, juntamente com os dados de violência referentes aos primeiros meses de retorno ao ensino presencial. Trazemos também as escritas narrativas de um educador, atuante na mesma rede, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, cujos registros possibilitam extrapolar os dados numéricos e adentrar a realidade do que tem sido vivido no cotidiano das escolas. As análises evidenciam que há uma complexidade de fatores que contribuem para o aumento dos casos de violência, dentre os quais destacamos as condições precárias estabelecidas por políticas educacionais que esvaziam a escola de seu sentido e oferecem soluções simples para problemas complexos. Ainda, sinalizamos possibilidades de restituição do sentido da escola como lugar de convívio, produção de conhecimento e combate à violência.
dc.publisherRevista da FAEEBApt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectViolência escolar
dc.subjectNarrativas
dc.subjectPandemia da COVID-19
dc.subjectPolítica educacional
dc.titleEntre tantas violênciaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p59-77pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record