Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrança, Carlos Marshal
dc.contributor.authorBariani, Isabel Cristina Dib
dc.contributor.authorFilho, Arnaldo Lemos
dc.contributor.authorTrevisan, Claudia Lucia
dc.contributor.authorGranja, Ivan
dc.contributor.authorRodrigues, Kátia Regina Martini
dc.contributor.authorPádua, Elisabete Matallo Marchesini de
dc.date.accessioned2025-09-09T19:00:47Z
dc.date.available2025-09-09T19:00:47Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18382
dc.description.abstractA Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas, desde 2007, implantou um sistema de Avaliação do Ensino semestral realizado por estudantes e bianual, pelos professores, cujo escopo abrange as atividades dos docentes, da gestão e das condições de ensino. O objetivo desse artigo é apresentar um novo método de análise da série histórica dos resultados derivados das respostas dos estudantes. Para essa análise trabalhou-se com cinco categorias - plano de ensino da disciplina, desenvolvimento da disciplina, avaliação da aprendizagem, formação do aluno, postura do professor - e delas foram extraídos 19 aspectos incorporados nas questões. Mesmo que ao longo do tempo o questionário tenha passado por reformulações na sua redação, a essência dos elementos avaliativos, apresentados nessa análise, foi preservada. A qualidade obtida das respostas dadas para as questões fechadas configurou-se como um indicador definido para o modelo. Outro indicador diz respeito ao grau de participação dos alunos. Os dois indicadores podem ser observados juntos, em perspectiva bidimensional; é possível visualizar os dados obtidos em todos os semestres, o que mostra a tendência e a evolução de cada um dos aspectos em toda a série histórica. Os gráficos resultantes da aplicação deste modelo estabelecem um referencial visual que permite o rápido reconhecimento tanto das situações de excelência como de cenários de atenção, traduzindo-se em um mecanismo de rápida consulta e identificação por parte dos gestores e professores. A análise dos dados da série histórica tornou-se um importante instrumento para a melhoria da qualidade de ensino na Instituição.
dc.subjectEducação superior
dc.subjectAvaliação do ensino
dc.subjectGestão da qualidade do ensino
dc.titleAvaliação do ensino: modelo de análise da série histórica de resultadospt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100011pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples