| dc.contributor.author | Campos, Breno Martins | |
| dc.contributor.author | Mariani, Ceci Maria Costa Baptista | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T19:03:01Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T19:03:01Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18446 | |
| dc.description.abstract | A resistência à mística no protestantismo histórico brasileiro pode ser observada
na realidade da maior parte de suas igrejas e denominações. Na contramão desse modelo
hegemônico, este artigo traz à memória a fi gura de Rubem Alves como um autor que
enriqueceu a tradição teológica latino-americana da libertação com uma obra que pode
ser considerada teopoética. Em sua vertente mística, a teologia do protestante Rubem
Alves encontrou na poesia a forma privilegiada de expressão, a linguagem que propicia
a expressão da experiência espiritual do mistério que se dá no corpo. A mística que se
encontra na teopoética de Rubem Alves caracteriza-se por uma maneira interessante de lidar
com o desejo: sem negar o corpo, entende que a realização humana supõe uma ascese do
desejo, isto é, um processo em que a vivência de si como ser desejante encontra-se sempre
tensionada pela percepção do Vazio originário, o Mistério inefável e inominável que habita
a profundidade do humano, o fundo da alma. Para alcançar a dimensão que a discussão
merece e para atingir os objetivos epistemológicos propostos, este artigo, situado no âmbito
da pesquisa sobre a linguagem da experiência religiosa, especifi camente relacionada à
compreensão da mística como crítica, utiliza-se de abordagem teórica e qualitativa, e se
fundamenta no levantamento e estudo bibliográficos e seus suportes | |
| dc.description.abstract | The bias against the mysticism of Brazilian historical Protestantism can
be observed commonly at most of its churches and denominations. Contrary to this
hegemonic model, this article brings up Rubem Alves as an author who enriched
the tradition of liberation theology in Latin America, with a body of work that can
be regarded as theopoetic. In its mystical aspect, protestant Rubem Alves’ theologymeets the privileged form of expression in poetry, that is, it fi nds a language that
allows to express the spiritual experience of the mystery that takes place in the body.
The mysticism that fi nds itself in Rubem Alves’ theopoetics is characterized by an
unconventional way to deal with the desire: without denying the body, he understands
that human achievement supposes an asceticism of the desire, in other words, it is a
process in which the experience of self as a desiring being is always strained by the
perception of the original Void, the ineffable and unnamable Mystery that inhabits
the depth of humanness, the depth of the soul. This article falls under the scope of
the research on the language of religious experience, specifi cally related to the
understanding of mysticism as a form of criticism. In order to reach the depth that this
discussion deserves and to achieve the proposed epistemological objectives, this piece
makes use of theoretical and qualitative approach, and it is based on research and study
of selected bibliography and its supporting material | |
| dc.subject | Rubem Alves | |
| dc.subject | Teopoética | |
| dc.subject | Mística | |
| dc.subject | Reforma | |
| dc.subject | Linguagem | |
| dc.subject | Rubem Alves | |
| dc.subject | Theopoetics | |
| dc.subject | Mysticism | |
| dc.subject | Protestantism | |
| dc.subject | Language | |
| dc.title | Lições do abismo: reflexões sobre teologia, mística e poesia em Rubem Alves | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3106 | pt_BR |