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dc.contributor.authorCampos, Breno Martins
dc.contributor.authorMariani, Ceci Maria Costa Baptista
dc.date.accessioned2025-09-09T19:03:01Z
dc.date.available2025-09-09T19:03:01Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18446
dc.description.abstractA resistência à mística no protestantismo histórico brasileiro pode ser observada na realidade da maior parte de suas igrejas e denominações. Na contramão desse modelo hegemônico, este artigo traz à memória a fi gura de Rubem Alves como um autor que enriqueceu a tradição teológica latino-americana da libertação com uma obra que pode ser considerada teopoética. Em sua vertente mística, a teologia do protestante Rubem Alves encontrou na poesia a forma privilegiada de expressão, a linguagem que propicia a expressão da experiência espiritual do mistério que se dá no corpo. A mística que se encontra na teopoética de Rubem Alves caracteriza-se por uma maneira interessante de lidar com o desejo: sem negar o corpo, entende que a realização humana supõe uma ascese do desejo, isto é, um processo em que a vivência de si como ser desejante encontra-se sempre tensionada pela percepção do Vazio originário, o Mistério inefável e inominável que habita a profundidade do humano, o fundo da alma. Para alcançar a dimensão que a discussão merece e para atingir os objetivos epistemológicos propostos, este artigo, situado no âmbito da pesquisa sobre a linguagem da experiência religiosa, especifi camente relacionada à compreensão da mística como crítica, utiliza-se de abordagem teórica e qualitativa, e se fundamenta no levantamento e estudo bibliográficos e seus suportes
dc.description.abstractThe bias against the mysticism of Brazilian historical Protestantism can be observed commonly at most of its churches and denominations. Contrary to this hegemonic model, this article brings up Rubem Alves as an author who enriched the tradition of liberation theology in Latin America, with a body of work that can be regarded as theopoetic. In its mystical aspect, protestant Rubem Alves’ theologymeets the privileged form of expression in poetry, that is, it fi nds a language that allows to express the spiritual experience of the mystery that takes place in the body. The mysticism that fi nds itself in Rubem Alves’ theopoetics is characterized by an unconventional way to deal with the desire: without denying the body, he understands that human achievement supposes an asceticism of the desire, in other words, it is a process in which the experience of self as a desiring being is always strained by the perception of the original Void, the ineffable and unnamable Mystery that inhabits the depth of humanness, the depth of the soul. This article falls under the scope of the research on the language of religious experience, specifi cally related to the understanding of mysticism as a form of criticism. In order to reach the depth that this discussion deserves and to achieve the proposed epistemological objectives, this piece makes use of theoretical and qualitative approach, and it is based on research and study of selected bibliography and its supporting material
dc.subjectRubem Alves
dc.subjectTeopoética
dc.subjectMística
dc.subjectReforma
dc.subjectLinguagem
dc.subjectRubem Alves
dc.subjectTheopoetics
dc.subjectMysticism
dc.subjectProtestantism
dc.subjectLanguage
dc.titleLições do abismo: reflexões sobre teologia, mística e poesia em Rubem Alvespt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttp://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3106pt_BR


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