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dc.contributor.authorMariani, Ceci Maria Costa Baptista
dc.date.accessioned2025-09-09T19:03:28Z
dc.date.available2025-09-09T19:03:28Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18453
dc.description.abstractÉ fato que existe atualmente uma rei-vindicação para a recuperação da dimensão mística da religião. O mundo globalizado se encontra farto de vivências religiosas institu-cionais e faminto de espiritualidade. A mística, no entanto, não é um fenômeno de fácil com-preensão. Os místicos tendem a expressar sua experiência “celebrando a negação”. Para eles, o encontro com o Mistério implica ultra-passar todas as mediações que as tradições religiosas vão estabelecendo como apoios – ritos, mitos, interditos – para o encontro com o Sagrado. A mística nos remete à experiên-cia religiosa na intimidade, impossível de co-municar em palavras. A linguagem mística é apofática, se refere ao que não pode ser dito, mas precisa ser expresso, porque é revelação divina. A arte com seu poder evocativo e não disponível tem, é certo, um grande potencial para a expressão da experiência mística e também para a compreensão do fenômeno místico. Esse trabalho propõe uma leitura do poema “O grande circo místico” de Jorge de Lima, onde a busca do transcendente é representada na saga de uma família de artistas de circo, com o objetivo de destacar elementos importantes para a compreensão do fenômeno místico, mais especificamente da mística cristã que tem no centro do seu anúncio a encarnação de Deus
dc.description.abstractNowadays, there is a claim for recovery of religion’s mystical aspect, and this is a known fact. The globalized world is overflowing with institutionalized religious experiences and hungry for spirituality. Mysticism, however, is not a phenomenon of easy comprehension. The mystics tend to express their expe-rience “celebrating the denial”. For them, the encounter with the Mystery implies overcoming all the mediations that the religious traditions establish as support – rites, myths, interdictions – in order to practice the encounter with the sacred. Mysticism brings us to the religious experience in the intimacy, where it becomes impossible to communicate with words. The mystical language is apophatic: it refers to elements that cannot be said, but need to be expressed because they are divine revelations. Art, with its evocative and inaccessible power has a great potential to express mystical experience and to comprehend mystical phenome-na. This article proposes a reading of Jorge de Lima’s poem “The great mystical circus”, where the search for the transcendent is represented through the saga of a family of circus performers. It highlights important elements for the com-prehension of the mystical phenomena and, more specifically, elements of the Christian mystics that have the incarnation of God as main annunciation.
dc.subjectcirco místico
dc.subjectmística cristã
dc.subjectarte
dc.subjectpoesia
dc.subjectJorge de Lima
dc.subjectmystical circus
dc.subjectChristian mystics
dc.subjectart
dc.subjectpoetry
dc.subjectJorge de Lima
dc.titleO grande circo místico mistério de deus na carne humana: leitura místico-teológica do poema de Jorge de Limapt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://revistas.pucsp.br/index.php/teoliteraria/article/view/24795pt_BR


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