| dc.contributor.author | Mariani, Ceci Maria Costa Baptista | |
| dc.contributor.author | Amaral, Maria José Caldeira do | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T19:03:29Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T19:03:29Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18454 | |
| dc.description.abstract | O místico arma a presença de Deus pela experiência que o alcança a partir de um processo de negação que possibilita a ele se libertar de todas as armações que pretendem enquadrar a Deus. Os textos místicos vão se constituir por narrativas de processos, ca-minhos, itinerários onde se fala do trabalho humano de busca desse Deus absolutamente transcendente que vindo a eles num encontro surpreendente, se revela muito maior do que seu pensamento é capaz de pensar e do que sua vontade é capaz de querer. Essa dialética que é fundamentalmente crítica - vai demonstrar a grande tradição mística que se desenvolve ao longo da história do cristianismo - faz ver o limite da condição humana e a impossibilidade que ela tem de abarcar o mistério inconcebível e “indisponível” que é Deus. Chama a atenção para a importância da humildade, virtude que é percebida como garantia de nobreza. Faz perceber que sem o reconhecimento da própria miséria não se abre espaço para a penetração de Deus. Essa crítica leva a uma grande liberdade e uma disposição livre ao amor. Entre os melhores testemunhos dessa vivência mística estão as narrativas de mulheres medievais, relatos apaixonados desse pro-cesso crítico de ascese para o encontro direto com Deus.Essa comu-nicação é um estudo, realizado através de metodologia bibliográfica e exploratória, sobre a potencialidade crítica da mística a partir das narrativas de mulheres medievais: Marguerite Porete e Mechthild de Magdeburg. Essas mulheres fazem parte do agrupamento espiritual das Beguinas. Movimento que se desenvolveu como alternativa de vida religiosa leiga na Renânia e Países Baixos. Marguerite Porete, mística e teóloga medieval, viveu entre a segunda metade do século XIII e início do século XIV. Procedente do Condado de Hainaut, cidade Valenciennes, região do Reno. A grande herança deixada por Mar-guerite Porete foi um livro, Le miroir de âmes simples e anéanties. Mechthild de Magdeburg, mística alemã, da Baixa Saxonia, nascida em 1210, entra na Beguinagem de Magdeburg em 1230. Desde criança é favorecida por revelações divinas e entre os anos 1250 e 1264, a conselho de seu diretor espiritual, escreve suas revelações, a obra que chega até nós com o seguinte título: Das "iebende Licht der Gottheit | |
| dc.description.abstract | Mystics afrm God’s presence through the experience that they reachfrom negation. This process allows themto free from all attestations that pretend to frame God. Mystical texts will build them-selves up through the narration of processes, paths along which it is much spoken about the human search for this absolutely transcen-dent God that surprisingly came, revealing itself much greater than what thoughts can think and what needs can need. This dialectics which is fundamentally critic – that will be demonstrated by the huge mysticism’s tradition that develops along the history of christianism – exposes the human condition and its impossibility to cover the unthinkable and “unavailable” mystery of God. It draws attention to the importance of humility, virtue that is perceived as nobility assur-ance. It makes one realize that, without recognition of the misery of the self, there is no possibility to reach God’s deep understanding. This criticism takes to a grand freedom and to a free disposition to love. Amongst the best testimonies of this mystical experience, there are the narratives by medieval women, passionate tellings on this critical process of asceticism to direct meeting with God. This study accomplishes a bibliographical and exploratory methodology on mysticism’s critic potentialities follwing the narratives by medi-eval women: Marguerite Porete and Mechthild of Magdeburg. These women took part on a spiritual group of the Beguines, a movement that developed as an alternative laic religious living in the Rhine-land and the Netherlands. Marguerite Porete, mystic and medieval theologian, lived between the second half of the thirteenth century and the beginning of the fourteenth century. Preceding from the Hainaut county, Valenciennes city, Rhine region. The greatest legacy left by Marguerite Porete was a book, Le miroir de âmes simples e anéanties. Mechthild of Magedburg, german mystic, from the Low Saxon, born in 1210, enters the Beguines of Magdeburg in 1230. Since childhood she experienced divine revelations, and between the years 1250 and 1264, following her spiritual director’s guidance, she wrote her experiences on paper, a work that reaches our time with the title: Das "iebende Licht der Gottheit. | |
| dc.subject | Mística medieval | |
| dc.subject | Crítica | |
| dc.subject | Mulher | |
| dc.subject | Marguerite Po-rete | |
| dc.subject | Mechthild de Magdeburg | |
| dc.subject | medieval Mysticism | |
| dc.subject | critic | |
| dc.subject | women | |
| dc.subject | Marguerite Porete | |
| dc.subject | Mechthild de Magdeburg | |
| dc.title | A mística como crítica nas narrativas de mulheres medievais | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/view/rct.v0i86.26041 | pt_BR |