Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Beatriz Paulucci
dc.contributor.authorPoltronieri, Beatriz Herrera
dc.contributor.authorPicolli, Beatriz Moreira
dc.contributor.authorGiocomin, Júlia
dc.contributor.authorJannini, Marcelo José Della Mura
dc.contributor.authorBernardes, Celene Fernandes
dc.date.accessioned2025-09-09T19:03:29Z
dc.date.available2025-09-09T19:03:29Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18464
dc.description.abstractO entendimento do potencial hidrogeniônico (pH) é de suma importância química, biológica, médica, tecnológica e nas situações cotidianas relacionadas com alimentos, bebidas, cosméticos, fármacos e meio ambiente. Quando se aborda o pH, é estabelecida uma relação com a concentração de íons hidrogênio (H+) em solução aquosa. Assim, a concentração de H+ igual a 1,0 x 10-7 mol/L corresponde ao pH 7,0 e a uma solução com característica neutra. Soluções ácidas ou básicas apresentam, sucessivamente, maior ou menor concentração de H+ e valores de pH abaixo ou acima de 7,0. Para aferir o valor do pH existem técnicas colorimétricas e potenciométricas. O estudo do pH pode se tornar complexo por envolver especificidades e conteúdo de matemática e química. Com a proposta de tornar atrativo o estudo deste tema foi desenvolvido um instrumento didático lúdico, complementar ao ensino clássico e baseado no tradicional “jogo da memória”. O jogo foi desenvolvido com diferentes graus de complexidade, possibilitando a aplicação no estudo de Ciências, no Ensino Fundamental; no estudo de Química e Biologia, no Ensino Médio e mesmo para recuperar o conteúdo fundamental para utilização em disciplinas específicas do Ensino Superior
dc.description.abstractThe understanding of the hydrogenic potential (pH) is of paramount importance in chemical, biological, medical, technological and everyday situations related to food, beverages, cosmetics, drugs and the environment. When approaching the pH, a relationship with the concentration of hydrogen ions (H+) in an aqueous solution is established. Thus, the concentration of H+ equal to 1.0 x 10-7 mol/L corresponds to pH 7.0 and a solution with neutral characteristics. Acidic or basic solutions present, successively, greater or lesser concentration of H+ and pH values below or above 7.0. To measure the pH value there are colorimetric and potentiometric techniques. The study of pH can become complex because it involves specificities and content of mathematics and chemistry. With the purpose of making the study of this theme attractive, a playful didactic instrument was developed, complementary to classical teaching and based on the traditional “memory game”. The game was developed with different degrees of complexity, allowing its application in the study of Science, in Elementary School; in the study of Chemistry and Biology, in High School and even to recover the fundamental content for use in specific subjects in Higher Education.
dc.subjectPotencial hidrogeniônico
dc.subjectpH
dc.subjectInstrumento didático
dc.subjectJogo da memória
dc.subjectHydrogenic potential
dc.subjectpH
dc.subjectDidactic instrument
dc.subjectMemory game
dc.titleO ensino de ph e o jogo da memóriapt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://www.revistamaiseducacao.com/artigosv4-n9-novembro-2021/48pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record