| dc.contributor.author | Ferreira, Beatriz Paulucci | |
| dc.contributor.author | Poltronieri, Beatriz Herrera | |
| dc.contributor.author | Picolli, Beatriz Moreira | |
| dc.contributor.author | Giocomin, Júlia | |
| dc.contributor.author | Jannini, Marcelo José Della Mura | |
| dc.contributor.author | Bernardes, Celene Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T19:03:29Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T19:03:29Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18464 | |
| dc.description.abstract | O entendimento do potencial hidrogeniônico (pH) é de suma importância química,
biológica, médica, tecnológica e nas situações cotidianas relacionadas com alimentos, bebidas,
cosméticos, fármacos e meio ambiente. Quando se aborda o pH, é estabelecida uma relação com
a concentração de íons hidrogênio (H+) em solução aquosa. Assim, a concentração de H+ igual a
1,0 x 10-7 mol/L corresponde ao pH 7,0 e a uma solução com característica neutra. Soluções
ácidas ou básicas apresentam, sucessivamente, maior ou menor concentração de H+ e valores de
pH abaixo ou acima de 7,0. Para aferir o valor do pH existem técnicas colorimétricas e
potenciométricas. O estudo do pH pode se tornar complexo por envolver especificidades e
conteúdo de matemática e química. Com a proposta de tornar atrativo o estudo deste tema foi
desenvolvido um instrumento didático lúdico, complementar ao ensino clássico e baseado no
tradicional “jogo da memória”. O jogo foi desenvolvido com diferentes graus de complexidade,
possibilitando a aplicação no estudo de Ciências, no Ensino Fundamental; no estudo de Química
e Biologia, no Ensino Médio e mesmo para recuperar o conteúdo fundamental para utilização em
disciplinas específicas do Ensino Superior | |
| dc.description.abstract | The understanding of the hydrogenic potential (pH) is of paramount importance in
chemical, biological, medical, technological and everyday situations related to food, beverages,
cosmetics, drugs and the environment. When approaching the pH, a relationship with the
concentration of hydrogen ions (H+) in an aqueous solution is established. Thus, the
concentration of H+ equal to 1.0 x 10-7 mol/L corresponds to pH 7.0 and a solution with neutral
characteristics. Acidic or basic solutions present, successively, greater or lesser concentration of
H+ and pH values below or above 7.0. To measure the pH value there are colorimetric and
potentiometric techniques. The study of pH can become complex because it involves specificities
and content of mathematics and chemistry. With the purpose of making the study of this theme
attractive, a playful didactic instrument was developed, complementary to classical teaching and
based on the traditional “memory game”. The game was developed with different degrees of
complexity, allowing its application in the study of Science, in Elementary School; in the study of
Chemistry and Biology, in High School and even to recover the fundamental content for use in
specific subjects in Higher Education. | |
| dc.subject | Potencial hidrogeniônico | |
| dc.subject | pH | |
| dc.subject | Instrumento didático | |
| dc.subject | Jogo da memória | |
| dc.subject | Hydrogenic potential | |
| dc.subject | pH | |
| dc.subject | Didactic instrument | |
| dc.subject | Memory game | |
| dc.title | O ensino de ph e o jogo da memória | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://www.revistamaiseducacao.com/artigosv4-n9-novembro-2021/48 | pt_BR |