| dc.contributor.author | Filho, Celso Pedroso de Campos | |
| dc.contributor.author | Alves, Nelson Aparecido | |
| dc.contributor.author | Monteiro, Thel Augusto | |
| dc.contributor.author | Loddi, Niagara | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T19:04:57Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T19:04:57Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18479 | |
| dc.description.abstract | Quando se trata de obter vantagem competitiva, a lealdade e a satisfação do cliente desempenham um papel
fundamental na construção ou degradação da reputação de qualquer empresa, especialmente em um setor altamente
competitivo como o automobilístico. O objetivo deste estudo é analisar o nível de satisfação e lealdade dos clientes de
uma empresa multinacional do setor automotivo e avaliar a eficácia do uso da ferramenta Net Promoter Score (NPS)
a partir da perspectiva dos profissionais da empresa para classificar os clientes como promotores ou detratores. A
metodologia empregada para examinar o uso do Net Promoter Score (NPS) incluiu uma pesquisa de natureza
exploratória e descritiva, com referencial teórico e questionários para coletar dados. O objetivo principal foi elaborar
um diagnóstico da eficácia da ferramenta de pesquisa de satisfação NPS. Além disso, o segundo objetivo deste estudo
é mapear os procedimentos e etapas utilizados na implementação da pesquisa NPS na empresa. Como resultado, foi
possível constatar que a ferramenta NPS desempenha um papel significativo na promoção da marca, uma vez que a
avaliação do cliente influencia as decisões estratégicas da empresa. Por fim, observou-se que a aplicação do
questionário foi crucial para validar a eficácia da ferramenta NPS, corroborada pela análise do Índice NPS da empresa,
que demonstrou melhorias na satisfação dos clientes desde a sua implementação. | |
| dc.subject | Indústria automotiva | |
| dc.subject | Net Promoter Score | |
| dc.subject | Satisfação do cliente | |
| dc.subject | NPS e Qualidade | |
| dc.title | Satisfação e lealdade dos clientes no setor automotivo contribuições do net promoter score (nps) como ferramenta estratégica de publicidade | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://ojs.unipamplona.edu.co/index.php/face/article/view/2630 | pt_BR |