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Escolas da Rede PEA da UNESCO e suas Ações de Educação Ambiental: Estudo de caso na Região Metropolitana de Campinas /SP

Autor
Sugahara, Cibele Roberta
Neiman, Zysman
Benedicto, Samuel Carvalho De
Conti, Diego de Melo
Sartori, Siliane Vanessa
Data de publicação
//2024
Tipo de conteúdo
Artigo
Metadados
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Resumo

A crescente degradação ambiental que está ocorrendo em todo mundo é uma realidade bastante preocupante, afinal a sobrevivência da humanidade depende da conservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, a fim de proteger a vida de todos. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de escolas da Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura situadas na Região Metropolitana de Campinas/SP, a fim de avaliar qual o alinhamento das práticas pedagógicas com a Resolução nº 2/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória com abordagem qualitativa. Como procedimentos técnicos adota-se a pesquisa bibliográfica e documental, cujas fontes de dados estão em artigos científicos, livros e informações dispostas nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionário eletrônico, entre agosto e setembro de 2022, em três escolas participantes da Rede Escolas Associadas. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que a maior parte dos participantes reconhece a importância da formação continuada, incluindo a Educação Ambiental. Diante dos resultados, observa-se que existe um alinhamento entre as ações previstas no Projeto Político Pedagógico e as práticas adotadas no que está preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental.

Palavras-chave
Educação Ambiental
Rede PEA
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental
Práticas Pedagógicas
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