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dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorSilva, Luiz Henrique Vieira da
dc.contributor.authorBenedicto, Samuel Carvalho De
dc.contributor.authorBittencourt, Josias Jacinto
dc.contributor.authorSiani, Sergio Ricardo
dc.date.accessioned2025-09-09T19:07:23Z
dc.date.available2025-09-09T19:07:23Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18524
dc.description.abstractNas empresas, a sustentabilidade no âmbito das atividades de marketing apresenta-se como um diferencial no mercado competitivo. O marketing verde aliado às ações de responsabilidade social permite o atendimento das expectativas dos consumidores com menor impacto ambiental. O método de pesquisa é exploratório com abordagem qualitativa. A convergência entre marketing e sustentabilidade possibilita às empresas a comunicação de suas práticas sustentáveis aos stakeholders. As pressões do meio ambiente como reflexo do crescimento populacional aliado ao consumo excessivo e a vantagem competitiva obtida com as práticas sustentáveis são fatores que motivam as empresas a reverem as suas ações integrando as questões ambientais. Conclui-se o marketing verde orienta o desenvolvimento de produtos ambientalmente responsáveis com benefícios tangíveis, bem como o comportamento de consumo para o alcance de vantagem competitiva
dc.subjectMarketing Verde
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectVantagem Competitiva
dc.titleConvergência Entre Marketing e Sustentabilidade: Desafios de uma Relação Aparentemente Antagônicapt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/reni/article/view/889pt_BR


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