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dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorSchneider, Patrick Verfe
dc.date.accessioned2025-09-09T19:26:13Z
dc.date.available2025-09-09T19:26:13Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18586
dc.description.abstractDesde o início de seu convívio em sociedade, há uma demanda para que a pessoa com deficiência se adapte rapidamente ao ambiente que a circunda. Os desafios presentes na inclusão desta camada da sociedade junto à educação formal, produzem dificuldades de desenvolvimento, lhe impondo limites a inclusão no mercado de trabalho. Ainda que exista a Lei 8.213 de 1990, que instituiu o sistema de cotas profissionais no Brasil, as organizações alegam uma grande dificuldade para o fechamento destas posições pelo aparente despreparo dos candidatos com deficiência. A necessidade de investimento em educação inclusiva e acessível para estas pessoas é o foco de atenção da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, através de seu objetivo de desenvolvimento sustentável número 04, denominado “Educação de qualidade”, sobremaneira nas metas 4.5 e 4a. A metodologia caracteriza-se como exploratória, qualitativa e documental. Os resultados revelam a partir de informações disponibilizadas nos documentos do Censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Censo educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que, no Brasil, ainda há muitos desafios a serem superados. No entanto, recomenda-se a construção de políticas públicas que considerem a convergência entre a alavancagem da educação inclusiva e a articulação entre empresas e candidatos com deficiência, de modo a fomentar o desenvolvimento sustentável da pessoa com deficiência
dc.subjectAcessibilidade
dc.subjectAgenda 2030
dc.subjectPessoas com deficiência
dc.titleO desafio nacional da acessibilidade na educação para a profissionalização da Pessoa com Deficiênciapt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2480pt_BR


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