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dc.contributor.authorLobão, Raissa Caroline
dc.contributor.authorConti, Diego de Melo
dc.contributor.authorFerreira, Denise Helena Lombardo
dc.contributor.authorFilho, Cândido Ferreira da Silva
dc.date.accessioned2025-10-13T15:32:04Z
dc.date.available2025-10-13T15:32:04Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19078
dc.description.abstractA responsabilidade social corporativa refere-se às ações e atitudes promovidas por organizações no sentido de proporcionar retorno ambiental, econômico e social para o bem estar humano e da sociedade. Todavia, em setores intrinsecamente ligados a impactos negativos, as práticas responsáveis do ponto de vista socioambiental apresentam particularidades e são especialmente necessárias como parte do esforço para mitigar os impactos causados pela atividade produtiva. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar as ações de responsabilidade social de grandes empresas do segmento brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), além das contribuições para a proteção do meio ambiente, promoção do desenvolvimento social e comunitário, como parte da sua estratégia competitiva e relacionamento com os seus stakeholders. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, pois foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico e documental em websites corporativos e relatórios de sustentabilidade. Os resultados contribuem para discussão teórica, além do aprimoramento de práticas corporativas.
dc.description.abstractCorporate social responsibility refers to actions and attitudes promoted by organizations in order to provide environmental, economic and social return for human and society well-being. However, in sectors intrinsically linked to negative impacts, responsible practices from a socio-environmental point of view have particularities and are especially necessary as part of the effort to mitigate the impacts caused by the productive activity. Therefore, the objective of this study was to analyze the social responsibility actions of large companies in the Brazilian segment of Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics (HPPC), in addition to contributions to environmental protection, promotion of social and community development, as part of of its competitive strategy and relationship with its stakeholders. The research is characterized as exploratory and descriptive, as it was developed from a bibliographical and documentary survey on corporate websites and sustainability reports. The results contribute to theoretical discussion, in addition to the improvement of corporate practices
dc.subjectResponsabilidade Social Corporativa
dc.subjectHigiene Pessoal
dc.subjectPerfumaria e Cosméticos (HPPC)
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectSocial Responsibility
dc.subjectPersonal Hygiene
dc.subjectPerfumery and Cosmetics (HPPC)
dc.subjectSustainability
dc.titleResponsabilidade social corporativa no segmento brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticospt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://sodebras.com.br/edicoes/N210.pdfpt_BR


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