Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBettini, Mariana Manente
dc.contributor.authorFilho, Cândido Ferreira da Silva
dc.contributor.authorGeorges, Marcos Ricardo Rosa
dc.contributor.authorFerrari, Vinícius Eduardo
dc.date.accessioned2025-10-13T15:32:05Z
dc.date.available2025-10-13T15:32:05Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19083
dc.description.abstractAo atuar de forma mais sustentável, as empresas contribuem para que as gerações futuras possam suprir as suas necessidades, e acredita-se que isto confere maior poder competitivo nos mercados em que atuam. A adoção de práticas sustentáveis na gestão e na operação das empresas é uma evidência da busca pela sustentabilidade. Nesta perspectiva, este trabalho avalia a adesão das empresas do setor de suco de laranja no Brasil à sustentabilidade e às práticas sustentáveis. A metodologia envolve pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Foram pesquisadas práticas de gestão e de operações consideradas sustentáveis no website corporativo das empresas do setor. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva. Os resultados mostram que existe maior adoção de práticas sustentáveis entre as maiores empresas do setor, porém o tema já é explorado por empresas de menor porte. Isto evidencia que a sustentabilidade está sendo incorporada à agenda estratégica do setor.
dc.description.abstractBy acting in a more sustainable way, companies help future generations to meet their needs, and it is believed that this confers greater competitive power in the markets in which they operate. The adoption of sustainable practices in the management and operation of companies is evidence of the search for sustainability. In this perspective, this work evaluates the adherence of companies in the orange juice sector in Brazil to sustainability and sustainable practices. The methodology involves qualitative, bibliographical and documentary research. Management practices and operations considered sustainable were researched on the corporate website of companies in the sector. As for the objectives, the research is descriptive. The results show that there is a greater adoption of sustainable practices among the largest companies in the sector, but the theme is already explored by smaller companies. This shows that sustainability is being incorporated into the sector's strategic agenda
dc.subjectsustentabilidade
dc.subjectpráticas sustentáveis
dc.subjectsuco de laranja
dc.subjectdesenvolvi-mento sustentável
dc.subjectsustainability
dc.subjectsustainable practices
dc.subjectorange juice
dc.subjectsustainable development
dc.titleAdesão das empresas do setor de suco de laranja do Brasil às práticas sustentáveispt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/rcssv12n3-019pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples