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dc.contributor.authorBenedicto, Samuel Carvalho de
dc.contributor.authorBittencourt, Josias Jacintho
dc.contributor.authorFilho, Cândido Ferreira da Silva
dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.date.accessioned2025-10-13T15:32:30Z
dc.date.available2025-10-13T15:32:30Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19093
dc.description.abstractO presente caso de ensino tem por objetivo aplicar um método didático-pedagógico que permita elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável regional e local como solução para os problemas enfrentadospor umaRegião Integrada de Desenvolvimento (RIDE) brasileira. Neste caso de ensino, foi utilizado o método de ensino denominado PBL (Problem Based Learning), considerado inovador, e uma relevante alternativa ao modelo de ensino tradicional. O caso de ensino é uma situação hipotética que representa a realidade de várias regiões do Brasil. O caso de ensino foi aplicado em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Sustentabilidade de uma universidade da Região Sudeste do Brasil. Utilizando o método PBL, buscou-se nessa disciplina, analisar o problema e propor soluções para o projeto de desenvolvimento sustentável regional e local da RIDE-Plus Ultra. O estudo aponta a necessidade de se estabelecer consórcios municipais, a integração da sociedade local, a formação e capacitação tecnopolítica dos atores sociais e públicos para fundamentar a implementação das ações e obras voltadas ao desenvolvimento sustentável do território.Conclui-se que um pacto social e político, com participação da população em projetos de curto, médio e longo prazo, éfundamentalpara se alcançar um imprescindível desenvolvimento sustentável regional e local
dc.description.abstractThis teaching case aims to apply a didactic-pedagogical method that allows the elaboration of a regional and local sustainable development project as a solution to the problems faced by a Brazilian Integrated Development Region (RIDE). In this teaching case, the teaching method called PBL (Problem Based Learning) was used, considered innovative, and a relevant alternative to the traditional teaching model. The teaching case is a hypothetical situation that represents the reality of several regions in Brazil. The teaching case was applied to a discipline of the Stricto Sensu Graduate Program in Sustainability at a university in the southeast region of Brazil. Using the PBL method, this course sought to analyze the problem and propose solutions for the regional and local sustainable development project of RIDE-Plus Ultra. The study points out the need to establish municipal consortiums, the integration of local society, the formation and technopolitical training of social and public actors to support the implementation of actions and works aimed at the sustainable development of the territory. It is concluded that a social and political pact, with the participation of the population in short, medium and long-term projects, are fundamental to achieve an indispensable sustainable regional and local development.
dc.subjectProjeto de desenvolvimento sustentável
dc.subjectCaso de ensino
dc.subjectProblem based learning
dc.subjectRegião integrada de desenvolvimento
dc.subjectDesenvolvimento sustentável regional e local
dc.subjectSustainable development Project
dc.subjectTeaching case
dc.subjectProblem based learning
dc.subjectIntegrated development region
dc.subjectRegional and local sustainable development
dc.titleProjeto de desenvolvimento sustentável regional e local: um caso de ensinopt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/gep.v12i2.19879pt_BR


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