Show simple item record

dc.contributor.authorFrancisco, Bianca Somogyi Camargo
dc.contributor.authorFilho, Cândido Ferreira da Silva
dc.contributor.authorFerrari, Vinícius Eduardo
dc.date.accessioned2025-10-13T15:32:30Z
dc.date.available2025-10-13T15:32:30Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19097
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é identificar a forma de compreensão da responsabilidade social pelas principais empresas do setor de alimentos e bebidas do Brasil, bem como o vínculo da responsabilidade social com a estratégia empresarial. Quanto à metodologia da pesquisa, é qualitativa e descritiva, com levantamento bibliográfico e documental em websites corporativos, com o propósito de conhecer os projetos e os resultados das ações de responsabilidade social, que sãocomunicados e disponibilizados publicamente pelas empresas selecionadas. O critério de seleção dessas empresas é o seu posicionamento no ranking da receita líquida do setor. Os resultados indicam que os investimentos em responsabilidade social estão articulados à estratégia competitiva. Contudo, existem possibilidades de melhorias, por meio de maior detalhamento das práticas responsáveis e dos resultados dos projetos de responsabilidade social, possibilitando atender à demanda das partes interessadas, fortalecendo a reputação e elevando, a longo prazo, vendas e lucros
dc.description.abstractThe objective of this article is to identify the way of understanding social responsibility by the main companies in the food and beverage sector in Brazil, as well as the link between social responsibility and business strategy. As for the research methodology, it is qualitative and descriptive, with bibliographic and documental surveys in corporate websites, with the purpose of knowing the projects and the results of social responsibility actions, which are communicated and made publicly available by the selected companies. The selection criteria of these companies is their positioning in the ranking of the net revenue of the sector. The results indicate that investments in social responsibility are linked to the competitive strategy. However, there are possibilities for improvement, through greater detail of responsible practices and the results ofsocial responsibility projects, making it possible to meet the demand of stakeholders, strengthening reputation and increasing sales and profits in the long term.
dc.subjectresponsabilidade social
dc.subjectestratégia empresarial
dc.subjectalimentos e bebidas
dc.subjectsocial responsibility
dc.subjectcorporate strategy
dc.subjectfood and beverages
dc.titleResponsabilidade social: a experiência das firmas brasileiras de alimentos e bebidaspt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15635/12861pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record