| dc.contributor.author | França, Carlos Marshal | |
| dc.contributor.author | Calderón, Adolfo Ignacio | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T15:33:13Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T15:33:13Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19132 | |
| dc.description.abstract | Apresenta-se o estado da questão sobre os rankings acadêmicos à luz da literatura ibero-americana. A partir de pesquisa bibliográfica, sistematizaram-se informações em duas categorias: estudos teóricos conceituais, referenciados nos paradigmas do conflito e do consenso, e estudos de referenciais empíricos, dividido em rankings globais, regionais e nacionais. Evidenciam-se, após 2010, predominância de estudos empíricos sobre a performatividade institucional e retração de estudos críticos ao ranqueamento. | |
| dc.subject | Rankings acadêmicos | |
| dc.subject | Educação superior | |
| dc.subject | Rankings universitários | |
| dc.title | Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura ibero-americana | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200010 | pt_BR |