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dc.contributor.authorFrança, Carlos Marshal
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-10-13T15:33:13Z
dc.date.available2025-10-13T15:33:13Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19132
dc.description.abstractApresenta-se o estado da questão sobre os rankings acadêmicos à luz da literatura ibero-americana. A partir de pesquisa bibliográfica, sistematizaram-se informações em duas categorias: estudos teóricos conceituais, referenciados nos paradigmas do conflito e do consenso, e estudos de referenciais empíricos, dividido em rankings globais, regionais e nacionais. Evidenciam-se, após 2010, predominância de estudos empíricos sobre a performatividade institucional e retração de estudos críticos ao ranqueamento.
dc.subjectRankings acadêmicos
dc.subjectEducação superior
dc.subjectRankings universitários
dc.titleRankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura ibero-americanapt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200010pt_BR


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