O acesso à educação de crianças migrantes e o desafio da pandemia
Autor
Martin, Marina
Galib, Carolina Piccolotto
Data de publicação
//2021Tipo de conteúdo
ArtigoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O objetivo 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, criada pela
Organização das Nações Unidas (ONU), trata do direito universal à educação. Além
disso, a Convenção sobre os Direitos da Criança, em seu artigo 28, dispõe que os
Estados Partes da Convenção devem atuar para reconhecer o direito à educação da
criança em igualdade de condições. No entanto, sabe-se que a criança migrante enfrenta
várias barreiras ao acesso à educação, as quais foram potencializadas durante a
pandemia do Covid-19. Assim, a presente pesquisa visa analisar as medidas tomadas no
Estado e no Município de São Paulo em relação à educação das crianças migrantes
durante esse período. Para tanto, utilizou-se da metodologia de pesquisa exploratória,
pautada na análise de documentos oficiais, além de pesquisa bibliográfica pertinente ao
tema. Foi verificado que houve um esforço estadual e municipal para garantir o acesso
da criança migrante em idade escolar à educação pública de qualidade em tempos de
pandemia The goal 4 of the 2030 Agenda for Sustainable Development, created by the United
Nations (UN), addresses the universal right to education. In addition, the Article 28 of the
Convention on the Rights of the Child provides that States Parties to the Convention must
act to recognize the child's right to education on equal terms. However, it is known that
the migrant child faces several barriers to access to education, which were enhanced
during the Covid-19 pandemic. Therefore, this research aims to analyze the measures
taken in the State and Municipality of São Paulo in relation to the education of migrant
children during this period. For that, we used the exploratory research methodology,
based on the analysis of official documents, in addition to bibliographic research relevant
to the theme. It was verified that there was a state and municipal effort to guarantee the
access of the school-age migrant child to quality public education in times of pandemic.
Palavras-chave
ImigraçãoPandemia
Educação
Criança Migrante
Immigration
Pandemic
Education
Migrant Child
