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dc.contributor.authorMariani, Ceci Maria Costa Baptista
dc.contributor.authorFerreira, Rafael Beck
dc.date.accessioned2025-10-13T15:34:22Z
dc.date.available2025-10-13T15:34:22Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19170
dc.description.abstractObjetiva-se compreender a relação entre Igreja e mo-dernidade a partir do pensamento de Joseph Ratzinger/Papa Bento XVI, na esteira do Concílio Vaticano II, que propôs uma postura renovada da Igreja perante o mundo moderno, pautada pelo diálogo, abertura, esperança e reconciliação. Joseph Ratzinger defende a compatibilidade entre fé cristã e racionalidade ocidental, recorrendo ao cristianismo primi-tivo para explicar a novidade da fé cristã quando comparada às religiões pagãs. Ratzinger reafirma a pretensão de ver-dade do cristianismo como um aspecto originário, que não pode ser abandonado e que se contrapõe ao relativismo. No pensamento de Joseph Ratzinger, há uma dupla relação en-tre Igreja e modernidade: por um lado, de abertura, a Igreja considerando-se ainda herdeira legítima da racionalidade ocidental (a fides et ratio, duas asas de um único pássaro); por outra via, de tensão, separação e estranhamento. Numa época pós-metafísica, Bento XVI apresenta a doutrina cristã com realismo, defendendo a liberdade religiosa como heran-ça positiva da modernidade e afirmando a necessidade de a liberdade individual estar associada à compreensão mais profunda da vocação de cada pessoa e à responsabilidade so-cial. Joseph Ratzinger/Bento XVI, afirma o papel público da fé cristã e sua importância na construção de um verdadeiro desenvolvimento humano integral. Mais uma vez o cristia-nismo ocupa seu espaço como ator relevante e profético do processo de secularização, apontando as ambivalências e as contradições da sociedade e marcando sua posição. Desse modo, a sadia secularização ajuda a Igreja para que encontre “a verdadeira separação do mundo”, sem negá-lo ou alienar-se.
dc.description.abstractThe aim is to understand the relationship between the Church and modernity from the perspective of Joseph Ratzinger/Pope Benedict XVI, in the wake of the Second Vatican Council, which proposed a renewed attitude of the Church towards the modern world, guided by dialogue, openness, hope and reconciliation. Joseph Ratzinger defends the compatibility between Christian faith and Western rationality, resorting to primiti-ve Christianity to explain the novelty of the Christian faith when compared to pagan religions. Ratzinger reaffirms Christianity’s claim to truth as an original aspect, which cannot be abandoned and which opposes relativism. In the thought of Joseph Ratzinger, there is a double relationship between the Church and modernity: on the one hand, open-ness, the Church still considering itself the legitimate heir of Western rationality (fides et ratio, two wings of a single bird); on the other hand, of tension, separation and estrange-ment. In a post-metaphysical era, Benedict XVI presents Christian doctrine with realism, defending religious freedom as a positive heritage of modernity and affirming the need for individual freedom to be associated with a deeper understanding of each person’s vocation and social responsibility. Joseph Ratzinger/Benedict XVI affirms the public role of the Christian faith and its importance in building a true integral human develop-ment. Once again Christianity occupies its space as a relevant and prophetic actor in the secularization process, pointing out the ambivalences and contradictions of society and marking its position. In this way, healthy secularization helps the Church to find “true separation from the world”, without denying it or alienating itself.
dc.subjectJoseph Ratzinger
dc.subjectBento XVI
dc.subjectConcílio Vaticano II
dc.subjectModernidade
dc.subjectSecularização
dc.subjectJoseph Ratzinger
dc.subjectBenedict XVI
dc.subjectSecond Vatican Council
dc.subjectModernity
dc.subjectSecularization
dc.titleFé e modernidade no pensamento de Joseph Ratzinger/Bento XVIpt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/view/60470pt_BR


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