| dc.contributor.author | Marian, Ceci Maria Costa Baptista | |
| dc.contributor.author | Calheiros, Rogério Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T15:34:23Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T15:34:23Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19175 | |
| dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é por meio de análise de algumas de suas
obras poéticas, identificar a presença dos temas discurso místico cisterciense
medieval tais como a humanidade de Cristo, aliada a uma estética funcional
que tem como base a autenticidade e a exaltação do trabalho manual como
meio de perfeição. Durante a baixa Idade Média, no século XIV, surge em
Lilienfield, um dos expoentes da lírica cisterciense, o monge Christian de
Lilienfield, cuja obra é identificada essencialmente como poesia litúrgica
medieval. Seu estudioso mais aplicado, Guido Maria Dreves, que publicou
grande parte de sua obra, cujo conteúdo original consiste em hinos,
ofícios, sequências e orações rimadas, as louva como sendo uma das mais
elevadas obras dentre as poesias litúrgicas da Idade Média. Para além desta
afirmação cabe, por meio deste, trabalho questionar a relação entre sua
poesia e a chamada escola mística cisterciense inaugurada pelo movimento
monástico reformista empreendido a partir da fundação da abadia de
Citeaux na França do século XI e compreendida como uma retomada ao
ascetismo primitivo monástico. Para tanto utiliza-se aqui do método de
pesquisa qualitativo na forma de análise documental, revisitando os textos
tanto dos reformadores cistercienses como os de Christian de Lilienfield.
A conclusão alcançada através deste estudo foi de que a poesia litúrgica
de Christian de Lilienfield contribuiu para o desenvolvimento da mística
cisterciense e por consequência para o espírito religioso de sua época. | |
| dc.description.abstract | The aim of this paper is, through the analysis of some of his
poetic works, to identify the presence of medieval Cistercian mystical
discourse themes such as the humanity of Christ, combined with a
functional aesthetic based on authenticity and the exaltation of manual
labor as a means of perfection. During the lower Middle Ages, in the 14th
century, one of the exponents of Cistercian lyricism, the monk Christian
of Lilienfield, appears in Lilienfield, whose work is essentially identified a
medieval liturgical poetry. His most applied scholar, Guido Maria Dreves,
who published much of his work, whose original content consists of hymns,
offices, sequences, and rhymed prayers, praises them as being among the
highest works among the liturgical poetry of the Middle Ages. Beyond
this statement, this work is intended to question the relationship between
his poetry and the so-called Cistercian mystical school inaugurated by
the reformist monastic movement undertaken after the founding of
the Citeaux abbey in 11th century France and understood as a return to
primitive monastic asceticism. The qualitative research method in the form
of document analysis is used here, revisiting the texts of both the Cistercian
reformers and Christian de Lilienfield. The conclusion reached through this
study is that the liturgical poetry of Christian de Lilienfield contributed to
the development of Cistercian mysticism and, consequently, to the religious
spirit of his time | |
| dc.subject | Religião | |
| dc.subject | Idade Média | |
| dc.subject | Mística Cisterciense | |
| dc.subject | Poesia Litúrgica | |
| dc.subject | Christian de Lilienfield | |
| dc.subject | Religion | |
| dc.subject | Middle Ages | |
| dc.subject | Cistercian Mysticism | |
| dc.subject | Liturgical Poetry | |
| dc.subject | Christian of Lilienfield | |
| dc.title | A poesia de Christian de Lilienfield e a mística cisterciense | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://www.revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/download/406/267/1681 | pt_BR |