Show simple item record

dc.contributor.authorMarian, Ceci Maria Costa Baptista
dc.contributor.authorCalheiros, Rogério Fernandes
dc.date.accessioned2025-10-13T15:34:23Z
dc.date.available2025-10-13T15:34:23Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19175
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é por meio de análise de algumas de suas obras poéticas, identificar a presença dos temas discurso místico cisterciense medieval tais como a humanidade de Cristo, aliada a uma estética funcional que tem como base a autenticidade e a exaltação do trabalho manual como meio de perfeição. Durante a baixa Idade Média, no século XIV, surge em Lilienfield, um dos expoentes da lírica cisterciense, o monge Christian de Lilienfield, cuja obra é identificada essencialmente como poesia litúrgica medieval. Seu estudioso mais aplicado, Guido Maria Dreves, que publicou grande parte de sua obra, cujo conteúdo original consiste em hinos, ofícios, sequências e orações rimadas, as louva como sendo uma das mais elevadas obras dentre as poesias litúrgicas da Idade Média. Para além desta afirmação cabe, por meio deste, trabalho questionar a relação entre sua poesia e a chamada escola mística cisterciense inaugurada pelo movimento monástico reformista empreendido a partir da fundação da abadia de Citeaux na França do século XI e compreendida como uma retomada ao ascetismo primitivo monástico. Para tanto utiliza-se aqui do método de pesquisa qualitativo na forma de análise documental, revisitando os textos tanto dos reformadores cistercienses como os de Christian de Lilienfield. A conclusão alcançada através deste estudo foi de que a poesia litúrgica de Christian de Lilienfield contribuiu para o desenvolvimento da mística cisterciense e por consequência para o espírito religioso de sua época.
dc.description.abstractThe aim of this paper is, through the analysis of some of his poetic works, to identify the presence of medieval Cistercian mystical discourse themes such as the humanity of Christ, combined with a functional aesthetic based on authenticity and the exaltation of manual labor as a means of perfection. During the lower Middle Ages, in the 14th century, one of the exponents of Cistercian lyricism, the monk Christian of Lilienfield, appears in Lilienfield, whose work is essentially identified a medieval liturgical poetry. His most applied scholar, Guido Maria Dreves, who published much of his work, whose original content consists of hymns, offices, sequences, and rhymed prayers, praises them as being among the highest works among the liturgical poetry of the Middle Ages. Beyond this statement, this work is intended to question the relationship between his poetry and the so-called Cistercian mystical school inaugurated by the reformist monastic movement undertaken after the founding of the Citeaux abbey in 11th century France and understood as a return to primitive monastic asceticism. The qualitative research method in the form of document analysis is used here, revisiting the texts of both the Cistercian reformers and Christian de Lilienfield. The conclusion reached through this study is that the liturgical poetry of Christian de Lilienfield contributed to the development of Cistercian mysticism and, consequently, to the religious spirit of his time
dc.subjectReligião
dc.subjectIdade Média
dc.subjectMística Cisterciense
dc.subjectPoesia Litúrgica
dc.subjectChristian de Lilienfield
dc.subjectReligion
dc.subjectMiddle Ages
dc.subjectCistercian Mysticism
dc.subjectLiturgical Poetry
dc.subjectChristian of Lilienfield
dc.titleA poesia de Christian de Lilienfield e a mística cisterciensept_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://www.revistacoletanea.com.br/index.php/coletanea/article/download/406/267/1681pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record