| dc.contributor.author | Mariani, Ceci Maria Costa Baptista | |
| dc.contributor.author | Santos, Natan Augusto Pimentel | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T15:34:40Z | |
| dc.date.available | 2025-10-13T15:34:40Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19179 | |
| dc.description.abstract | A Congada, fenômeno artístico, religioso e cultural, remonta os tempos do Brasil colônia, e é uma das expressões da religiosidade sincrética dos negros advindos da África no período escravocrata. Desde as terras além-mar e mais intensamente na Terra de Santa Cruz, a figura de Maria passou a ter singular importância para os que compõem este movimento, ditando seus exercícios de piedade, ressignificando seus objetos sagrados, repaginando seu culto e se tornando um referencial para as lutas em prol de igualdade e da autoafirmação de sua identidade, por meio de uma experiência Mística muito particular. O presente trabalho pretende apresentar a manifestação artística e cultural e a Mística Marial, como experiência espiritual e relação profunda com Maria, que desborda o fenômeno e se traduz na vivência do grupo e da comunidade. Com base em uma pesquisa bibliográfica exploratória previa, quer analisar a Congada, buscando identificar as características peculiares desta manifestação, sistematizando e evidenciando a relação da manifestação cultural e a figura de Maria. | |
| dc.subject | Mística | |
| dc.subject | Maria | |
| dc.subject | Congada | |
| dc.subject | Rosário | |
| dc.subject | Afrodescendente | |
| dc.title | A mística marial na congada: manifestação de um povo | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://periodicos.pucpr.br/cadernoteologico/article/view/29644 | pt_BR |