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dc.contributor.authorFranzolin, Cláudio José
dc.date.accessioned2025-10-13T16:58:18Z
dc.date.available2025-10-13T16:58:18Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/19453
dc.description.abstractO consumo sempre teve sua realização na história no intuito de que os membros da coletividade pudessem suprir suas necessidades. Só que a sociedade de consumo estimulou o ato de consumir e intensificaram-se lançamentos de novos produtos de forma abundante e com reduzido ciclo de vida, como estratégia para serem mais rapidamente substituídos. Nesse contexto, a estratégia para esse modelo de consumo passou a ser reconhecida como obsolescência planejada. Só que ela frustra as expectativas do consumidor porque é convencido a comprar o produto, mas, transcorrido pouco tempo depois, aquele mesmo produto se torna velho e obsoleto e é desvalorizado. Assim, o presente trabalho aborda a obsolescência planejada considerando que ela é uma estratégia que compromete a condição existencial de vulnerabilidade dos consumidores nas relações de consumo o que desperta a necessidade de uma interpretação jurídica mais sensível na proteção desses sujeitos especiais.
dc.titleObsolescência planejada e pós-consumo e a tutela do consumidorpt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/STJ-1_5925253170faa0c5dafdaaa05167534bpt_BR


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