Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 217-236 de 722
-
Da entrada de serviço ao elevador social : racismo e sofrimento
(PUC-Campinas, 2013-12-04)O presente trabalho investiga os efeitos do racismo na experiência emocional de negros brasileiros, que conheceram relativa ascensão social. Justifica-se duplamente, tanto por visar trazer subsídios teóricos e práticos ... -
Dançar o adolescer: estudo fenomenológico com um grupo de dança de rua em uma escola
(PUC-Campinas, 2008-12-17)Esta pesquisa propôs-se a compreender os sentidos atribuídos à experiência de dançar por adolescentes praticantes da dança de rua em um contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de ... -
Degeneração mixomatosa de valva mitral em cães: revisão de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-06)A degeneração mixomatosa de valva mitral é uma afecção que acomete seres humanos e outros animais, majoritariamente os cães de pequeno porte, raça definida, machos e idosos. Como se trata de uma das principais cardiopatias ... -
Demência: aspectos da alimentação e deglutição e suas relações com cognição e sintomas neuropsiquiátricos
(PUC-Campinas, 2017-12-20)O comprometimento da deglutição é um achado frequente em idosos particularmente naqueles com quadros de demência, assim o objetivo do nosso trabalho foi descrever em pacientes com demência de Alzheimer (DA) e demência ... -
(Des) Articulação escola e rede de saúde: desafios no acompanhamento do desenvolvimento infantil
(PUC Campinas, 2022-02-26)Compreende-se que a escola e a Unidade Básica de Saúde (UBS) são mecanismos de políticas públicas de uma rede de proteção à infância, os quais devem trabalhar em conjunto para assegurar os direitos das crianças. Observa-se ... -
Descobrindo o brincar de crianças excepcionais: um enfoque psicanalítico
(PUC-Campinas, 2001-02-09)Este estudo busca compreender, do ponto de vista psicanalítico, o que acontece com crianças nos momentos de brincadeira livre de uma classe de estimulação de uma escola especial, composta por seis alunos, com idade de dois ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
(PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ... -
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
(PUC-Campinas, 2010-02-08)Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa ... -
Desenvolvimento da linguagem e audição em prematuros na primeira infância
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-04)A prematuridade é um fator de risco para o desenvolvimento infantil em diversas áreas, bem como a linguagem e audição, visto que parte da formação intrauterina é interrompida. Visto isso, é importante considerar que ... -
Desenvolvimento da segunda versão da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada para Atletas (EDAO-AR-A)
(PUC-Campinas, 2016-06-17)Atualmente observa-se um crescente interesse por parte dos pesquisadores e profissionais práticos da psicologia do esporte em relação aos processos adaptativos apresentados pelos atletas. Este estudo teve como objetivo ... -
Desenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)
(PUC-Campinas, 2012-12-18)Desde a entrada efetiva dos profissionais da psicologia nas equipes esportivas, estes se depararam com as demandas de avaliação dos sujeitos envolvidos neste contexto, em especial os atletas. Com isto, a necessidade de ... -
Desenvolvimento inicial da linguagem de crianças de 12 a 24 meses de idade e o papel dos pais - uma proposta de rastreio baseado em uma revisão de literatura
(2024-06-10)Introdução: O desenvolvimento da linguagem se dá desde a infância e perpetua até a vida adulta e, a partir deste conhecimento, sabe-se que as habilidades comunicativas efetivas e eficientes compõem o ponto central para ... -
Desordens de tireoide e suas consequências na voz de mulheres: revisão de escopo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-11-24)Introdução: Sendo um fenômeno multidimensional, a voz inclui em sua constituição fatores biológicos, físicos, socioculturais, emocionais e linguísticos. Considerando os aspectos biológicos da voz sendo eles: fisiologia, ... -
Diagnóstico ultrassonográfico do linfoma alimentar felino
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)O linfoma alimentar é a forma anatômica mais comum dentre os linfomas nos felinos, caracterizado pela infiltração de células linfoides nos tecidos gastrointestinais, capaz de migrar e acometer linfonodos e órgãos ... -
Discurso oral e escrito de escolares do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2005-10-20)Muitos pesquisadores têm investigado a maturidade lingüística no processo de comunicação e verificaram que a transição do código de linguagem informal para o formal ocorre no início da adolescência. Neste período a linguagem ... -
Disfagia na doença de Alzheimer: revisão de literatura em aspectos avaliativos, instrumentais e terapêuticos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-11-24)Introdução: Um dos comprometimentos mais relevantes decorrentes de demências e encefalopatias é a disfagia. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, um distúrbio neurodegenerativo progressivo e irreversível. ... -
Disfagias no adulto: revisão integrativa de literatura em procedimentos e protocolos para avaliação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-25)Introdução: A deglutição é uma das funções mais complexas que o corpo humano realiza, que envolve estruturas da cavidade oral, faringe, laringe e esôfago, que são controladas por componentes voluntários, tornando o ato ... -
Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
(PUC-Campinas, 2008-02-12)Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos ... -
Do vínculo virtual ao conjugal: um estudo psicológico
(PUC-Campinas, 2008-12-03)A presente pesquisa tinha por objetivo estudar experiências emocionais de casais que transformaram vínculos virtuais em vínculos conjugais. Dentre os objetivos específicos, buscamos descrever as condições na vivência virtual ... -
Do vôo preciso: considerando o imaginário coletivo de adolescentes
(PUC-Campinas, 2006-12-06)O presente trabalho, que teve como objetivo a investigação do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna, organiza-se sob a forma de apresentação de uma ...