Navegação Escola de Ciências da Vida por título
Itens para a visualização no momento 555-574 de 722
-
Psicologia & direito: um olhar da perspectiva histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2010-12-09)Essa pesquisa foi realizada a partir da perspectiva histórico-cultural, valorizando os aspectos descritivos e as percepções pessoais de 10 universitários de Direito, focando o particular como parte da totalidade social, ... -
Psicologia clínica e responsabilidade social empresarial: compartilhando idéias e práticas
(PUC-Campinas, 2004-12-02)\a Resumo: Responsabilidade social é o compromisso que cada pessoa tem com a sociedade e com a humanidade; as empresas têm se preocupado cada vez mais com esta questão, aumentando significativamente a quantidade de projetos ... -
Psicologia comunitária e a vida cotidiana: reflexões a partir do lugar de moradia
(PUC-Campinas, 2020-02-04)O presente estudo parte da necessidade de rever de que maneira a Psicologia se coloca como ciência e profissão diante da vida dos sujeitos. A partir da inserção na Política de Assistência Social e atuação em uma comunidade ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
(PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: o lugar da família
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa de doutorado foi desenvolvida em uma escola pública municipal, embasada pelos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, pela perspectiva crítica para compreensão do desenvolvimento infantil e da ... -
Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
(PUC-Campinas, 2015-02-13)Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa ... -
Psicologia e assistência social: reflexões sobre a atuação no terceiro setor, à luz da psicologia crítica
(PUC-Campinas, 2012-12-11)O trabalho reflete sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas da Política Nacional de Assistência Social, realizados por entidades socioassistenciais não governamentais do terceiro setor . Apresenta como ... -
Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos profissionais de psicologia passa a ser ... -
Psicologia e indígenas em contexto urbano: memória histórica como resistência
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-08)A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar a memória histórica como ferramenta de resistência à colonização da população indígena em contexto urbano. Esta pesquisa justifica-se tendo em vista a presença ... -
Psicologia e luta de classes no Brasil: uma análise histórica da inflexão política da psicologia comunitária
(PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho busca empreender uma análise histórica de estratégias políticas presentes na trajetória da psicologia comunitária no Brasil. Tomamos como problema inicial o que se poderia definir como a presença da emancipação ... -
Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
(PUC-Campinas, 2013-02-20)Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino ... -
Psicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade
(PUC-Campinas, 2016-02-17)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação ... -
Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
(PUC-Campinas, 2015-12-16)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de ... -
Psicologia na escola e rede de proteção à infância e adolescência: enfrentando vulnerabilidades
(PUC-Campinas, 2017-02-14)O presente trabalho aborda a relação entre uma escola pública de educação integral e os demais equipamentos da rede de proteção à infância e adolescência na região noroeste de Campinas, tendo como objetivo de pesquisa ... -
Psicologia no sistema único de assistência social: reflexões críticas sobre ações e dilemas profissionais
(PUC-Campinas, 2013-12-09)A partir da aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004 e implementação do Sistema Único de Assistência social (SUAS), o psicólogo compõe as equipes técnicas dos serviços dessa política pública, ... -
Psicologia para fazer a crítica? apologética, individualismo e marxismo em alguns projetos psi
(PUC-Campinas, 2010-02-09)O presente trabalho empreende uma análise histórico-sistemática de alguns projetos de psicologia com a finalidade de problematizar a relação entre os desdobramentos internos da psicologia com os acontecimentos histórico-sociais ... -
Psicopedagogia: limites e possibilidades a partir de relato de profissionais
(PUC-Campinas, 2007-11-27)A psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que têm gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. Este trabalho tem por objetivo investigar a prática do professor - psicopedagogo, seus desafios, ... -
Psicoterapias breves psicodinâmicas: produção científica em periódicos nacionais e estrangeiros (1980/2002)
(PUC-Campinas, 2005-02-11)Avaliar produção científica sobre psicoterapias breves psicodinâmicas trata-se de atividade necessária para o traçado do perfil de tendências e perspectivas na área. O trabalho analisa, descreve e compara estudos publicados ... -
Psicólogo na escola: avaliação do projeto vôo da águia
(PUC-Campinas, 2005-12-15)Considerando que muito se tem pesquisado e discutido a respeito da intervenção preventiva do Psicólogo Escolar, este trabalho se propõe não apenas a elucidar algumas questões sobre a atuação deste profissional, mas, também, ... -
Psicólogos escolares e professores: a parceria como mediação de práticas educativas críticas
(PUC-Campinas, 2018-12-18)A presente pesquisa teve como objetivo analisar as intervenções do psicólogo escolar com potencial para promover parcerias com professores. Assumiu-se a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural que ressalta a importância ...