Navegação Escola de Ciências da Vida por autor "Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato"
Itens para a visualização no momento 1-10 de 10
-
Adolescentes e uso problemático de substâncias psicoativas: história e projeto de vida
Afonso, Renan de Morais (PUC-Campinas, 2020-02-10)A adolescência é um período crítico para o desenvolvimento humano, marcado por grandes mudanças físicas, sociais, cognitivas e comportamentais. Um fator agravante para o desenvolvimento é o uso de substâncias psicoativas ... -
Adolescência e síndrome de down: concepções de mães, educadores e adolescentes
Cabral, Camila da Silva (PUC-Campinas, 2020-02-27)A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as vivências, os dilemas e as experiências vividas por adolescentes com Síndrome de Down. Os objetivos específicos do estudo foram: (a) identificar como pais e ... -
Concepções de adolescência: um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas
Porto, Annelise Klettenberg (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)A concepção da adolescência é um constructo social que se instalou como um ritual de transição da infância para a vida adulta, o qual pode desencadear comportamentos de risco no adolescente. Por outro lado, a adolescência ... -
Concepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratório
Silva, Carlos Henrique Ferreira da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)O projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos internacionais têm se dedicado a investigar ... -
Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida
Francisco-Ritoni, Caroline de Fátima (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-15)Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um espaço profissional vai além do diploma da ... -
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
Zambrano, Pedro Dante Mendonça (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Processo de adaptação de uma intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentes
Gobbo, Jessica Particelli (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)A atual geração de jovens possui características específicas, se comparada às anteriores. Para explicitar e caracterizar todas as possíveis mudanças vividas pelos adolescentes nas sociedades contemporâneas ocidentais, a ... -
Projeto de vida e empreendedorismo social: relações com a transição para a vida profissional de jovens adultos
Pires, Mary Aparecida (PUC-Campinas, 2021-02-05)A presente pesquisa teve por objetivo geral compreender as relações entre projeto de vida, participação em projetos de empreendedorismo social e transição para a vida profissional em jovens adultos recém-formados, na faixa ... -
Projetos de vida de adolescentes do nono ano do ensino fundamental
Winters, Christian (PUC-Campinas, 2021-02-01)A adolescência é considerada um período produtivo do desenvolvimento para a construção de projetos de vida. Sabe-se que adolescentes que têm projetos de vida claros tendem a ser mais felizes, têm um sentido de direção e ... -
Projetos de vida no contexto educacional público: Concepções de professores e estudantes
Borges, Anna Karolina Santoro (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-24)O projeto de vida tem estado presente na Educação de vários países e, recentemente, foi inserido no sistema educacional brasileiro, incorporado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como uma temática obrigatória a ...