Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Now showing items 721-740 of 2351
-
Psicologia e indígenas em contexto urbano: memória histórica como resistência
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-08)A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar a memória histórica como ferramenta de resistência à colonização da população indígena em contexto urbano. Esta pesquisa justifica-se tendo em vista a presença ... -
Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ... -
Processo de adaptação de uma intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)A atual geração de jovens possui características específicas, se comparada às anteriores. Para explicitar e caracterizar todas as possíveis mudanças vividas pelos adolescentes nas sociedades contemporâneas ocidentais, a ... -
Vivências de pessoas com transtorno bipolar: um estudo fenomenológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa objetivou compreender sob uma perspectiva psicológica a experiência vivida por pessoas com transtorno bipolar. Justifica-se na medida em que diz respeito a um tipo de transtorno que implica oscilações ... -
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ... -
A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da Psicologia às ações gestoras, sobretudo ... -
Concepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratório
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)O projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos internacionais têm se dedicado a investigar ... -
Urbanização em Campinas: legislação e expansão territorial (1930-1970)
(PUC Campinas, 2021-09-27)Compreender as características da expansão urbana de Campinas é tarefa complexa quando se tem em conta a rápida transformação da cidade em meados do século XX, em menos de 30 anos. Logo de início, estudos permitiram constatar ... -
Entre a fazenda e a cidade, o poder e a salubridade: São Paulo e trabalho na Primeira República
(PUC Campinas, 2021-06-29)A pesquisa para a tese está referida ao contexto da Primeira República em São Paulo, tomando como base, as transformações ocorridas pelo adensamento populacional, pelas reformas urbanas e os novos princípios políticos de ... -
Uma biografia da Avenida Norte-Sul: do pouso a contemporaneidade, Campinas (1728-2018)
(PUC Campinas, 2020-06-29)A presente tese trata de uma análise do papel da Avenida Norte-Sul na Região Metropolitana de Campinas através de uma leitura histórica, observando a Avenida desde sua origem e construindo um estudo de suas transformações ... -
A Autolesão não suicida em idade escolar: uma agressão que conforta?
(PUC Campinas, 2021-12-07)A autolesão é um fenômeno que vem se fazendo cada vez mais presente no cotidiano escolar dos estudantes. Além de ser um fator de risco para o desenvolvimento, esse tipo de prática carrega um estigma patologizante e, a ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
Efeito da mediação parental em comportamentos de risco na internet entre crianças e adolescentes: um estudo exploratório
(PUC Campinas, 2022-01-25)O uso infantil de dispositivos móveis aumentou drasticamente em muitos países na década passada, tornando-se objeto de estudos que envolvem desde seu uso saudável e necessário até o uso excessivo e a exposição da criança ... -
Estudo do comportamento ao cisalhamento de vigas de concreto com fibras sintéticas armadas com barras de polímero reforçado com fibras de vidro e basalto
(PUC Campinas, 2022-01-31)A compreensão do comportamento mecânico das barras de polímero reforçado com fibras, assim como o desempenho em elementos estruturais, é de fundamental importância para a confiabilidade e aplicação desse novo material no ... -
Opiniões de homens sobre a violência doméstica contra a mulher
(PUC Campinas, 2022-02-08)A violência doméstica contra a mulher é considerada um problema de saúde pública que afeta individualidades e o contexto social. Estudos têm se dedicado à análise desse fenômeno complexo e multifacetado, porém existem ... -
A docência e o ensino bilíngue: desafios e formas de Enfrentamento
(PUC Campinas, 2022-02-23)O Brasil não é um país monolíngue. Há línguas representativas de grupos minoritários, que tendem a sofrer um apagamento, em razão da desvalorização, como ocorre, por exemplo, com as línguas nativas indígenas e as de ... -
Internet e desenvolvimento infantil: apontamentos da psicologia na escola
(PUC Campinas, 2022-01-26)Antes de definir a internet como risco ou benefício na vida de crianças, conhecer como elas têm utilizado a rede, e como se envolvem com as atividades da escola no contexto de pandemia por covid-19 torna-se um urgente ... -
Educação infantil e violência doméstica: desafios para a atuação da psicologia
(PUC Campinas, 2021-12-09)O presente trabalho parte da necessidade de compreender a Violência Psicossocial na perspectiva de Ignácio Martín-Baró, configurada nas relações familiares. Além disso, partimos das contribuições de Vigotski para entender ... -
(Des) Articulação escola e rede de saúde: desafios no acompanhamento do desenvolvimento infantil
(PUC Campinas, 2022-02-26)Compreende-se que a escola e a Unidade Básica de Saúde (UBS) são mecanismos de políticas públicas de uma rede de proteção à infância, os quais devem trabalhar em conjunto para assegurar os direitos das crianças. Observa-se ... -
Memórias que mobilizam a imaginação: perspectivas de futuro de jovens egressos do Ensino Médio público
(PUC Campinas, 2022-01-27)A presente pesquisa está vinculada aos estudos desenvolvidos pelo grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED), do Programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica ...