Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1401-1420 de 2352
-
Avaliação da inteligência para crianças deficientes visuais: construção de subtestes e investigação de suas qualidades psicométricas
(PUC-Campinas, 2017-02-13)Considerando a necessidade da inclusão do deficiente visual nas questões investigadas pela Psicologia, bem como a garantia de igualdade nas avaliações psicológicas realizadas, essa pesquisa teve como objetivo a continuação ... -
A experiência de pacientes de um serviço de atenção domiciliar
(PUC-Campinas, 2017-11-21)Esta pesquisa objetivou apreender fenomenologicamente a experiência de pacientes assistidos em domicílio a partir do relato de suas vivências. A Atenção Domiciliar (AD), tendência mundial que se encontra em processo de ... -
A experiência de mães refugiadas na clínica winnicottiana da maternidade
(PUC-Campinas, 2017-06-20)A transição para a maternidade é caracterizada por mudanças físicas, psicológicas e sociais cuja intensidade afetiva se acentua quando vivida em um contexto em que múltiplas vulnerabilidades se sobrepõem. A experiência de ... -
O sofrimento emocional de mulheres presas por furtos de bagatela: estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2017-02-02)A presente pesquisa objetiva investigar o sofrimento emocional de mulheres presas por autoria de furtos de bagatelas. Justifica-se na medida em que pode lançar luz sobre as formas como condições sociais e economicamente ... -
Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares
(PUC-Campinas, 2017-02-08)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como ... -
Preconceito e prounistas: “Seu lugar não é aqui”
(PUC-Campinas, 2018-02-21)Esse trabalho de doutoramento teve como objetivo identificar e analisar a presença do preconceito nos espaços acadêmicos onde o ProUni (Programa Universidade para Todos) está presente, para, a partir da análise apresentada, ... -
Excelência criativa de mulheres brasileiras e portuguesas
(PUC-Campinas, 2015-02-12)Considerando o aumento do número de mulheres em posição de destaque nos diversos setores da sociedade, esta pesquisa buscou investigar os estilos de pensar e criar e verificar as diferenças nos fatores ambientais e ... -
Trabalho e juventude: psicologia escolar na escola pública
(PUC-Campinas, 2015-06-24)A raríssima presença do psicólogo escolar na rede brasileira de ensino pública, possivelmente apresenta lacunas, como a falta de um trabalho, no âmbito da orientação profissional, que considere a discussão da díade escola ... -
Resiliência e criatividade em pessoas de destaque: um estudo comparativo
(PUC-Campinas, 2015-02-13)A Psicologia Positiva vem ganhando cada dia mais destaque no meio científico. Estudiosos afirmam que este crescimento ocorre devido ao novo olhar que essa teoria apresenta para o ser humano. Nesse novo olhar destacam-se ... -
Situação-limite e potência de ação: atuação preventiva crítica em psicologia escolar
(PUC-Campinas, 2015-02-24)Este trabalho discute o sentido da atuação crítica no campo da Psicologia Escolar a partir do conceito de situação-limite delineado por Ignacio Martín-Baró no âmbito da Psicologia Social da Libertação. Partimos da compreensão ... -
Psicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade
(PUC-Campinas, 2016-02-17)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação ... -
A experiência vivida por pessoas diagnosticadas como autistas, a partir de encontros dialógicos
(PUC-Campinas, 2020-02-11)Atualmente, o comprometimento nas áreas de interação e comunicação social associado a comportamentos repetitivos e estereotipados constituem os dois elementos fundamentais na categorização diagnóstica do Transtorno do ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ... -
Formação em situação de trabalho para profissionais da saúde mental: a arte como mediação
(PUC-Campinas, 2015-02-11)Partimos da análise vivencial de um grupo de vinte e um (21) profissionais que atuam em um núcleo de internação de pacientes com sofrimento mental em estado agudo, em uma instituição hospitalar em saúde mental localizada ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
(PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ... -
Uma proposta de avaliação e intervenção psicológica no enfrentamento da dor em bailarinos
(PUC-Campinas, 2016-02-22)Bailarinos convivem com a dor devido ao treinamento intenso, prejudicando o desempenho e a qualidade de vida, havendo processos psicológicos que podem interferir no enfrentamento da dor. Esta pesquisa verificou os efeitos ... -
Saúde mental relacionada ao trabalho na rede pública de saúde brasileira: concepções e atuações transformadoras
(PUC-Campinas, 2017-04-21)Apesar das inúmeras evidências de que as situações de trabalho na atualidade geram desgaste e adoecimento mental nos trabalhadores, as políticas públicas que abordam especificamente essa temática ainda são frágeis no Brasil. ... -
Cuidadores familiares de pacientes oncológicos pediátricos em fases distintas da doença: processo de enfrentamento
(PUC-Campinas, 2015-02-27)Câncer é uma doença que gera grande desequilíbrio emocional, físico, social e espiritual no paciente e na família, principalmente quando atinge uma criança ou adolescente. O cuidador familiar é o núcleo fundamental de apoio ... -
Teste para identificação de sinais de dislexia: evidências de validade e precisão
(PUC-Campinas, 2016-05-16)Nacionalmente verifica-se grande escassez de instrumentos psicométricos adequados para a avaliação para risco de Dislexia do Desenvolvimento (DD), motivo pelo qual o “Teste de Identificação de Sinais de Dislexia” (TISD) ... -
Autorregulação em adolescentes: relações entre estresse, enfrentamento, temperamento e problemas emocionais e de comportamento
(PUC-Campinas, 2015-02-27)A adolescência é um período do ciclo vital vulnerável ao estresse e ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento, os quais podem ser alterados pelos processos de enfrentamento (coping) e pelo temperamento, ...