Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1481-1500 de 2352
-
Plantão psicológico: o processo de mudança psicológica sob a perspectiva da psicologia humanista
(PUC-Campinas, 2009-02-18)Esta pesquisa objetivou evidenciar como um processo de mudança psicológica é desencadeado no cliente a partir do atendimento de plantão psicológico. Baseou-se nos pressupostos da ACP - Abordagem Centrada na Pessoa, ... -
A noção de manejo na obra de D. W. Winnicott
(PUC-Campinas, 2013-02-27)Este trabalho busca sistematizar a utilização e o desenvolvimento da noção de manejo na obra de Winnicott. Em diálogo com a psicanálise tradicional, particularmente com a obra de Freud, procura mostrar algumas diferenças ... -
Terapia de família e seus significados: narrativas sobre as experiências dos clientes
(PUC-Campinas, 2011-12-16)Este estudo buscou apreender e interpretar, fenomenologicamente, elementos significativos da experiência vivida por pessoas que concluíram um processo de terapia de família. O foco da investigação localizou-se em como os ... -
Experiências comunitárias em saúde mental: repensando a clínica psicológica no SUS
(PUC-Campinas, 2010-02-18)Esta pesquisa buscou compreender como vivências comunitárias de psicólogos clínicos poderiam contribuir para ampliação do conceito de clínica psicológica em saúde pública. Delimitou-se como campo deste estudo, as vivências ... -
Experiências com casais inférteis que utilizam a medicina reprodutiva: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2007-02-27)Este estudo relata as vivências emocionais de casais que apresentavam dificuldades para engravidar e que decidiram buscar ajuda na medicina reprodutiva. Os objetivos foram: investigar e analisar as principais reações ... -
Grupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
(PUC-Campinas, 2010-02-19)Partindo do pressuposto de que o trabalho com grupos de crescimento poderia contribuir para a formação de sacerdotes, esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento psicológico e ... -
Vínculo aluno-professor na atualidade: um estudo psicológico com universitários
(PUC-Campinas, 2005-02-11)Este trabalho objetivou investigar a qualidade dos vínculos aluno-professor na atualidade, a partir de um Grupo de Reflexão de estudantes universitários. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática do pesquisador ... -
Subjetividade no esporte: o impacto da subjetividade do técnico na constituiçao de uma equipe de triatlo
(PUC-Campinas, 2007-02-08)A Psicologia do Esporte, tem estudado as dinâmicas grupais em equipes esportivas, analisando as relações inter-pessoais entre atletas, ou a influência de líderes e técnicos sobre a equipe, enquanto outras pesquisas estudam ... -
Experiências de atendimento psicológico grupal via internet: uma perspectiva psicanalítica
(PUC-Campinas, 2013-02-20)O emprego das novas tecnologias, sobretudo da Internet, na oferta de atendimento psicológico à distância tem se expandido aceleradamente nos últimos anos. Não havendo uma expansão correlata de estudos sobre o assunto, a ... -
Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
(PUC-Campinas, 2011-02-18)Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a ... -
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é ... -
Transicionalidade e uso do procedimento de desenhos-estórias com tema nas primeiras entrevistas clínicas
(PUC-Campinas, 2008-02-11)Este trabalho investiga o potencial clínico e formativo do uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em primeiras entrevistas realizadas por alunos de graduação e em reuniões de supervisão grupal, ... -
Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo
(PUC-Campinas, 2014-02-10)Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a formação do psicólogo partindo da realidade brasileira e, mais especificamente, sobre as Ênfases Curriculares e o perfil dos cursos de Psicologia na Região Metropolitana ... -
O que se faz e o que se diz: auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais
(PUC-Campinas, 2008-05-15)O presente trabalho tem o objetivo de verificar as relações entre os auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais sobre seus próprios comportamentos na interação com seus clientes e os respectivos comportamentos ... -
Acolhimento como prática psicológica no contexto de um centro de atenção psicossocial em álcool e drogas
(PUC-Campinas, 2013-02-05)A pesquisa objetivou apreender fenomenologicamente a experiência de pessoas atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas, situado em um município do interior do estado de São Paulo, a partir da prática ... -
Problematizando o "bullying" para a realidade brasileira
(PUC-Campinas, 2004-12-09)O trabalho consiste numa investigação inicial sobre o "bullying" na realidade brasileira a partir de sua manifestação em uma escola pública da periferia de Campinas (SP). Paralelamente, apresenta manifestações da violência ... -
Estudo de adaptação e validação da bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson-III versão ampliada
(PUC-Campinas, 2012-02-28)O estudo da interação e funcionamento das diferentes habilidades intelectuais sempre despertou curiosidade devido à necessidade do ser humano de esclarecer as diferenças individuais no uso das informações. Neste sentido, ... -
Sentidos partilhados nas interações em sala de aula: missão, trabalho, tramas e dramas
(PUC-Campinas, 2008-02-15)Esta pesquisa versa sobre os sentidos engendrados nas interações como favorecedores ou não do processo ensino-aprendizagem. Seu locus é a sala de aula, entendida como espaço em que se sintetizam elementos de sentido e ... -
Construção e validação da escala de estressores ocupacionais das linhas de produção
(PUC-Campinas, 2007-02-12)As ciências em geral necessitam cada vez mais de instrumentos que forneçam medidas objetivas e reprodutíveis. Os objetivos da pesquisa foi elaborar e validar uma Escala de Estressores Ocupacionais para funcionários da linha ... -
O lugar da escola pública na construção da identidade de alunos e ex-alunos da Vila São Nazi
(PUC-Campinas, 2009-02-10)Embora a literatura especializada aponte freqüentemente para a inadequação da escola no atendimento à população marginalizada, não há um consenso sobre seus efeitos na construção da identidade de seus alunos. O objetivo ...