Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 821-840 de 2351
-
As pesquisas científicas do Grupo do Afeto: analisando os modos de afetar
(PUC-Campinas, 2020-06-30)Embasada na visão monista, em que o ser humano é considerado uma unidade, a presente pesquisa teve como proposta explorar os estudos realizados no âmbito do Grupo do Afeto (FE/UNICAMP) evidenciando como os modos de afetar ... -
Desafios, avanços e perspectivas da avaliação da qualidade da educação infantil na rede pública municipal de educação de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2019-12-10)A Educação Infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica. A qualidade do ensino oferecido nesta primeira etapa reflete nas posteriores. O objetivo geral deste estudo é investigar os desafios, os avanços e as ... -
O ranking da revista Playboy “melhores faculdades do Brasil” na educação superior brasileira (1981-2000)
(PUC-Campinas, 2017-10-11)Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias internacionais, regionais e nacionais são fenômenos presentes na educação superior desde o século XX e que vêm se expandindo neste século XXI, com a presença dos ... -
Investigação da influência do perfil docente na formação da identidade profissional de engenheiros civis
(PUC-Campinas, 2018-12-17)A profissão de engenheiro civil é vista como oficio de prestígio, e sua formação no ensino superior compreende o aprendizado de várias disciplinas, centradas no conhecimento de técnicas e precisão de métodos. Por sua vez, ... -
O jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-12-18)Esta pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objeto de estudo o jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil. Na revisão bibliográfica inicial, ... -
Narrativa docente e registro de alunos: contribuições para o ensino de matemática
(PUC-Campinas, 2018-02-07)Esta pesquisa buscou investigar que contribuições são oferecidas para o ensinoaprendizagem de alunos e da professora-pesquisadora em um trabalho com a matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização ... -
Vivências dos ex-beneficiários do Programa Bolsa Família bolsistas do Prouni que frequentam cursos de graduação com maior e menor prestígio em universidade do interior do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2018-02-21)Esta pesquisa tem por objetivo analisar a vivência de ex-beneficiários do programa Bolsa Família em cursos de maior e menor prestígio no Ensino Superior de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa ... -
Ler para aprender... matemática: uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas de matemática de um 6º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho relata o desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção pedagógica cujo objetivo principal foi investigar em que medida o ensino sistemático de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas ... -
As representações do negro na história pelos “intérpretes do Brasil” e seus (possíveis) efeitos na produção acadêmica sobre a lei 10.639/03 na área de educação.
(PUC-Campinas, 2018-05-24)Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e historiográfico que teve como objetivos: (i) identificar e descrever as representações dos negros apresentadas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Fernando de ... -
Ações dos professores e gestores do Unasp-HT a partir dos resultados do ENEM
(PUC-Campinas, 2017-12-11)A década de 1990 é marcada pela definição e redefinição de políticas públicas de avaliação, no cenário brasileiro, com a finalidade de contribuir para a melhoria na qualidade de educação. Destaca-se, nesta pesquisa, o Exame ... -
O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2019-02-21)Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de 19 crianças, pertencentes a uma escola privada de Educação Infantil. O material empírico foi produzido pela proposição de atividades de leitura e de reconto ... -
Políticas públicas, inclusão e educação bilíngue de surdos em Campinas (SP): 2007 – 2017
(PUC-Campinas, 2019-02-23)A partir da implementação de políticas educacionais visando à educação para todos e às propostas de Educação Inclusiva, abrindo as portas das escolas comuns para a admissão de alunos com deficiência, este trabalho buscou ... -
A teoria de Emília Ferreiro em pesquisas sobre alfabetização na América Latina
(PUC-Campinas, 2019-02-21)Emília Beatriz María Ferreiro Schavi, autora consagrada nas pesquisas e estudos sobre alfabetização, colaborou no ensino da língua materna nos países da América Latina provocando reformas e reflexões no Ensino. No Brasil, ... -
Pesquisa em eficácia escolar no Brasil: um estudo sobre a produção científica brasileira com foco nos fatores relacionados à eficácia escolar (2005-2017)
(PUC-Campinas, 2019-02-26)O presente estudo teve como objetivo mapear a produção científica brasileira no campo de pesquisa em Eficácia Escolar no Brasil, por meio das Teses e Dissertações de Mestrado e Doutorado produzidas pelos Programas de ... -
Efeitos do ENADE no curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec) – Percepção de Gestores e Professores
(PUC-Campinas, 2019-04-03)Após meio século desde a sua fundação, o Centro Paula Souza é considerado a maior referência do Brasil em Ensino Técnico e Tecnológico gratuito de qualidade. Por essa razão e pelo compromisso com a educação pública de ... -
Articulação entre a prova Brasil e a avaliação institucional das escolas da rede pública municipal de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2019-12-17)A partir da década de 1990, as políticas públicas de avaliação foram adquirindo destaque, período este, em que se deu a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de realizar diagnósticos da ... -
“Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-02-06)Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma ... -
Narrativas infantis mediadas: a-propria-ação da memória de crianças sobre suas experiências na educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Esta pesquisa parte da seguinte questão: as narrativas memorialísticas infantis podem ser afetadas por produções fílmicas? Desta questão, derivamos o objetivo geral: analisar se as narrativas memorialísticas de crianças ... -
Material didático de história com vista à Lei nº 10.639/03: uma construção de política educacional
(PUC-Campinas, 2019-12-09)A implantação da lei nº 10.639/03, na qual exige a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, o Ministério da Educação reconheceu esses temas como lacunas no ensino, sendo necessário a ... -
Estética da inclusão: o cineclubismo como ferramenta emancipatória do sujeito psicossocial com transtornos mentais
(PUC-Campinas, 2020-12-16)Diante das percepções e afetamentos potencializadores que as imagens em movimento provocam no sujeito contemporâneo, essa pesquisa propõe ferramentas que possam contribuir para investigar o uso do cineclubismo como possível ...