Buscar
Itens para a visualização no momento 1-5 de 5
Os métodos de interação mútua dentro da sala de aula e os textos narrativos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-09)
Este trabalho objetiva verificar as vantagens nos métodos de interação no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, no âmbito das narrativas, com enfoque nos gêneros conto e crônica nos Anos Finais do Ensino ...
Preconceito linguístico e linguística histórica: possibilidades para o ensino de língua materna
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-09)
Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades de se utilizar as ferramentas da Linguística Histórica aplicadas ao ensino de língua materna para o combate ao preconceito linguístico dentro de sala ...
Letramentos digitais críticos no combate às fake news: ensino e aprendizagem de língua portuguesa para práticas sociais na internet
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-16)
Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e ...
A Lua é flicts, e você é o quê?: uma proposta didática com a obra de Ziraldo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-14)
O ensino de literatura na Educação Básica, a despeito das discussões recorrentes no meio acadêmico acerca do tema, continua a reproduzir os métodos tradicionais que nutrem grande apreço aos aspectos classificatórios e ...
Contribuições das línguas africanas ao português brasileiro: possibilidades para a valorização da cultura afro-brasileira no ensino de língua materna
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-18)
Este trabalho tem por objetivos realizar um levantamento acerca das contribuições das línguas africanas aportadas no Brasil no período colonial, à aspectos lexicais, fonológicos e semânticos da língua portuguesa que se ...