• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Faculdade de Letras
  • TCC - Letras
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Faculdade de Letras
  • TCC - Letras
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Letramentos digitais críticos no combate às fake news: ensino e aprendizagem de língua portuguesa para práticas sociais na internet

View/Open
clc_letras_tcc_silva_lc.pdf (292.1Kb)
Author
Silva, Larissa Candido da
Advisor
Hergesel, João Paulo
Date
16/12/2020
Content Type
Trabalho de Conclusão de Curso
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e uso das tecnologias digitais, especificamente redes sociais, de maneira crítica frente ao movimento intenso de fake news por meio dessas. Como objetivos específicos delimita-se a identificar os principais recursos de verificação de confiabilidade, indicar abordagens possíveis do letramento digital crítico em sala de aula, considerando os desafios existentes e descrever os trabalhos mais recentes já realizados e suas perspectivas. Para a realização desta pesquisa, elige-se o método qualitativo, com levantamento de dados a partir da revisão de fontes bibliográficas, com base no explicado pelos autores Brasileiro (2013), Gil (2002) e Lakatos e Marconi (2017). Para isso, o texto foi dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo, foi realizada a fundamentação teórica a partir de Levy (1999) para a contextualização da cibercultura, Leite (2018) a respeito das noções de confiabilidade informacional e Coscarelli e Ribeiro (2011) sobre o letramento digital e as práticas de leitura e escrita possíveis. Além disso, também foi produzida a caracterização metodológica da pesquisa. No segundo capítulo, foi feita a revisão bibliográfica juntamente com a análise e discussão, em que os autores utilizados a partir do levantamento bibliográfico foram Araújo e Vilaça (2018), Coelho (2018), Francesco e Leone (2020), Francklin e Silva (2019), Gualhano e Rodrigues (2019), Luz (2019), Martins e Furnival (2020), Nicácio (2019) e Ongaro (2019). Através da leitura, reflexão e resenha desses autores diálogos foram feitos entre eles nessa etapa, com a possibilidade de observação de quais perspectivas são recorrentes e/ou acrescentam sobre as noções de letramento digital.

Keywords
Ensino de Língua Materna
Letramentos Digitais
Práticas Sociais
Fake News
Language
Portuguese
Collections
  • TCC - Letras

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback