Impacto na postura de alunos do ensino fundamental decorrente do excesso de carga e a qualidade ergonômica das mochilas escolares: revisão da literatura
Author
Advisor
Ferrandin, JairoCera, MiltonDate
10/10/2020Content Type
Trabalho de Conclusão de CursoPostgraduate Program
Não se aplicaAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
A coluna vertebral é o elemento chave para a sustentação do corpo, da postura e dos movimentos. Embora o seu desenvolvimento inicie na vida uterina, é comum que se agrave na idade escolar, devido ao excesso de peso nas mochilas, somado ao mal designe e desajustes das mochilas, além do longo período na postura sentada em mobiliários inadequados, os quais são contra os padrões ergonômicos ideais. Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo identificar, do ponto de vista biomecânico e ergonômico, as principais consequências na postura dos estudantes decorrente do excesso de peso e qualidade ergonômica inadequada das mochilas. Foi realizado um levantamento através de uma revisão bibliográfica baseada em periódicos disponíveis nas bases de dados eletrônicas (Periódicos CAPES, PubMed e MEDLINE Complete) no período de agosto/2019 a abril/2020, utilizando os descritores Physiotherapy, Bags, Backpack, School, Children e suas correspondências em português. Foram utilizados critérios de inclusão e exclusão para seleção dos artigos e incluídos idiomas na língua portuguesa e inglesa. A maioria dos estudantes carregavam pesos acima de 10% do peso corporal e usavam mochilas em padrões ergonômicos inadequados. A tendência foi maior em estudantes com maior idade e escolas não estatais. Os estudos mostraram alterações significativas no centro de gravidade na postura em pé. A dor também foi um sintoma comum entre os estudantes. Contudo, não foi identificado o peso ideal a ser carregado, considerando que não ultrapasse 10% do peso corporal. O excesso de peso e o uso inadequado das mochilas podem causar efeitos negativos no estudante. Presume-se que o fisioterapeuta seja de extrema importância nesse contexto orientando com medidas preventivas. Na literatura brasileira há poucos estudos recentes sobre ergonomia na idade escolar, sugerindo-se mais estudos desse tema.
The spine is the key element for supporting the body, posture and movements. Although its development starts in uterine life, it is common to aggravate with school age, due to excess weight in the backpacks, added to the design and mismatches of the backpacks, in addition to the long period of time sitting on inappropriate furniture, which are the factors against ideal ergonomic standards. The present research aims to identify, from the biomechanical and ergonomic point of view, the main consequences on the students' posture due to excess weight and inadequate ergonomic quality of the backpacks. A research was carried out through a bibliographic review based on journals available in the electronic databases (CAPES, PubMed and MEDLINE Complete journals) from August / 2019 to April / 2020, using the descriptors Physiotherapy, Bags, Backpack, School, Children and their correspondence in Portuguese. Inclusion and exclusion criteria were used to select articles and languages in Portuguese and English were included. Most students carried weights above 10% of body weight and used backpacks in inadequate ergonomic standards. The trend was greater among high school students and non-state schools. Studies have shown significant changes in the center of gravity in standing posture. Pain was also a common symptom among students. However, the ideal weight to be carried was not identified, considering that it does not exceed 10% of body weight. The being overweight and the inappropriate use of backpacks can cause postural changes in the student. It is assumed that the physiotherapist is extremely important in this context, providing guidance with preventive measures. There are few recent studies in Brazilian literature on ergonomics at school age, suggesting further studies on this topic.
Keywords
FisioterapiaMochila
Escola
Crianças
Ergonomia
Physiotherapy
BackPack
School
Children
Ergonomics