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Institucionalização da pesquisa científica: estudo do repertório metodológico das dissertações defendidas em dois Cursos de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil

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cchsa_ppgci_me_Mara_JO.pdf (783.5Kb)
Título alternativo
Scientific research institutionalization: a study of the methological repertoire in dissertations developed in two post-graduation courses in Information Science in Brazil
Autor
Oliveira, Mara Janaína de
Orientador
Bazi, Rogério Eduardo Rodrigues
Data de publicação
11/02/2008
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
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Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar a institucionalização cognitiva da pesquisa científica em Ciência da Informação no Brasil, a partir da análise do repertório metodológico das dissertações defendidas em dois Cursos de Pós-Graduação, no período de 1993 a 2005. Os objetivos específicos são: identificar e descrever o repertório metodológico utilizado pelos autores das dissertações e identificar as tendências temáticas. Caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo, apoiado pelas ferramentas e técnicas dos métodos de análise de conteúdo e cienciométrico. O corpus empírico é constituído por 255 dissertações, sendo 73 documentos referentes à Universidade de São Paulo (USP) e 182 à Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). As análises das representações gráficas apoiada pelo quadro teórico, geraram os seguintes resultados: - as dissertações defendidas nos Cursos de Mestrado em CI da PUC-Campinas e da USP seguem algumas tendências das dos demais programas de pesquisas em CI no Brasil. As dissertações estão caracterizadas por pluralidade metodológica e orientadas para a prática, aplicação ou solução de problemas específicos e localizados. Observa-se ainda, pouca reflexão e explicação sobre o repertório metodológico adotado nas pesquisas. Assim como há falta de entendimento do que sejam tipos de pesquisa, métodos, técnicas. O método mais utilizado nas dissertações, realmente, é o estudo de caso com enfoque pragmático e de natureza quantitativa, em detrimento de pesquisas teóricas e conceituais que são de suma importância para a institucionalização cognitiva da área.

 

The research has the objective to investigate the cognitive institutionalization of the scientific research in Information Science in Brazil, from the methodological repertoire analysis of the dissertations developed in two post-graduation courses, from 1993 to 2005. The specific objectives are: identify and describe the methodological repertoire used by the dissertations authors and identify the thematic tendencies. It is characterized as an exploratory and descriptive study, supported by tools and techniques of the methods of the analysis of the contents and scienciometric. The empiric corpus is constituted by 255 dissertations, 73 of them are documents from Universidade de São Paulo (USP) and 182 of them are from Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). The analysis of the graphic representations supported by the theoric conception brought the following results: the dissertations developed in the IS post-graduation courses in PUC-Campinas and USP follow the same tendencies of others research programs of IS in Brazil. The dissertations are characterized by their methodological plurality and they are directed to practice, appliance, or solution of specific and located problems. It can also be observed that there are little reflexion and explanation about the repertoire adopted in these researches. As well there is a lack of understanding about what are the types of researches, methods and techniques. The more commonly used method in theses dissertations is the case study with a pragmatic focus and with a quantitative nature, in place of theoric and conceptual researches that are very important to the cognitive institutionalization of this area.

 
Palavras-chave
Ciência da informação
Pós-graduação
Dissertações
Tendências metodológicas
Information science
Post graduation
Dissertations
Methodological tendencies
Linguagem
Português
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