Modelo de gestão da informação aplicado ao ambiente empresarial : um estudo do setor sucroalcooleiro
View/ Open
Author
Giacomelli, Adilson Luís
Advisor
Kobashi, Nair YumikoDate
16/12/2003Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
A proposta de um modelo de gestão da informação caracteriza-se como um meio capaz de sustentar e direcionar o sistema de gestão empresarial. Para o estudo deste assunto, escolheu-se um setor da economia brasileira que estivesse fora dos padrões das empresas de novos negócios e produtos, categorizados como dot.com, mas que, ao mesmo tempo, estivesse globalizado, com alta volatilidade de preços e demanda, por conseguinte, requerente de informações integradas. Diante disso, urge considerar que a forma de sustentação dos pilares básicos da gestão empresarial, denominados como estatísticos, econômicos e comportamentais, necessita do apoio da gestão da informação. Neste sentido, foram desenvolvidos alguns modelos informacionais que, em conformidade com as técnicas de gestão, venham possibilitar um processo dinâmico de maximização dos indicadores de desempenho da organização. Todavia, nestes modelos, considera-se que a comunicação da informação está condicionada à atuação de cada indivíduo, portanto, associada à subjetividade humana. Desta forma, a relação entre a gestão da informação e os segmentos do sistema de gestão empresarial, alinhados com a estratégia do empreendimento estimulam diferenciais competitivos, assegurando, assim, a melhoria contínua dos processos da organização. The proposal of an information management model is characterized as a capable way of supporting and directing the enterprise management system. For the study of this subject, it was chosen a sector of the Brazilian economy that was out of the patterns of the new products and businesses enterprises, classified as dot.com and, at the same time globalized, with high fluctuation of prices and demand, requiring integrated information. According to this, it is important to consider that the way of sustaining the basic columns of enterprise management, named statistical, economical and behavioral, needs supporting of the information management. In this way, some information models have been developed, according to the management techniques, to make possible a dynamic process for the maximization of the performance indicators of the organization. Nevertheless, in these models, it is considered that the communication of information is closely related to the individual performance and, therefore, related to the human subjectivity. Thus, the relationship between the information management and the segments of enterprise management systems, aligned with the strategy of the undertaking, incite competitive differential, assuring the increasingly improvement of the organization process.
Keywords
Gestão da InformaçãoControles estatísticos do processo produtivo
Relações econômicas
Estratégia comportamental
Comunicação da informação empresarial
Modelos informacionais
Setor sucroalcooleiro
Information management
Statistical controls of productive process
Economical relationship
Behavioral strategy
Communication of enterprise information
Information models
Sugar-alcohol industry