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dc.contributor.advisorCabral, Guilherme Perez
dc.contributor.authorMoreno, Viviane Tavares Leite
dc.date.accessioned2022-02-16T14:01:07Z
dc.date.available2022-02-16T14:01:07Z
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14935
dc.description.abstractTrata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos de educação para a democracia de acordo com: o estabelecido pelo direito, tanto no âmbito internacional como no nacional; o propugnado pela UNESCO, no final do século XX e início do século XXI, por meio da educação para a cidadania global; o anunciado pelo governo do estado de São Paulo, com o projeto de reorganização escolar; e a experiência vivida por estudantes de Campinas/SP, que participaram de ocupações de escolas como forma de reação à medida de fechar ciclos e mais de 90 instituições escolares, sob a justificativa de melhoria na qualidade da educação. Os estudantes associaram a ação estatal ao corte de verbas. Indignaram-se e protagonizaram movimento massivo de ocupação de escolas. Deram vida ao ambiente escolar e descobriram novas formas de sociabilidade. Aprenderam, na prática, a se organizar, por meio da divisão de tarefas, participação em oficinas e realização de reuniões e assembleias. Para tanto, foram realizadas pesquisas: documental, bibliográfica e de campo, consistente na realização de entrevistas de jovens que participaram da ocupação de escolas e professores que apoiaram o movimento. Em tempos de insatisfação com a democracia praticada e de predominância da racionalidade neoliberal, além do campo econômico, atingindo, inclusive, políticas educacionais, conhecer as práticas adotadas pelos estudantes e seus reflexos, tanto no campo político-institucional, como na esfera da subjetividade da experiência, podem indicar outro conteúdo para a educação para a democracia.
dc.description.abstractThis is a research which the main objective was to analyze the discourses of education for democracy according to: what is established by law, both at the international and national levels; what is advocated by UNESCO, in the end of the 20th century and beginning of the 21st century, with education for global citizenship; what was announced by the government of São Paulo, through the school reorganization project; and the experience lived by students from Campinas/SP, who occupied schools as a reaction to the measure of closing cycles and more than 90 schools, under the justification of improvement in the quality of education. The students associated the state action as budget cut. They were outraged and led a massive movement of occupation of schools. The group of students brought the school back to life and discovered new forms of sociability. They learned in practice how to organize among groups, by dividing tasks, participating in workshops and holding meetings and assemblies. For this, the research was done by the following methods: documentary sources, bibliographic research and fieldwork, by interviewing young people who participated in the school occupation movement and teachers who supported them. In times of dissatisfaction with the practiced democracy and the predominance of neoliberal rationality, beyond the economic field, including educational policies, knowing the practices adopted by students and their reflexes, both in the political-institutional field, and as a sphere of the subjectivity of experience, could indicate another content for education for democracy.
dc.languagepor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação para a democracia
dc.subjectEducação para a cidadania global
dc.subjectGestão democrática do ensino
dc.subjectOcupações de escolas
dc.subjectMovimento secundarista
dc.subjectEducation for democracy
dc.subjectGlobal citizenship education
dc.subjectDemocratic teaching management
dc.subjectSchools occupation
dc.subjectSecondary movement
dc.titleDa governança global ao movimento secundarista em Campinas/SP: discursos sobre a educação para a democracia
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5169786291399210
puc.advisorLattes9267585007227860
puc.refereeAssis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
puc.refereePeruzzo, Pedro Pulzatto
puc.refereeLattes9,52774308639419E+015
puc.refereeLattes5126921195345108
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.graduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Direito


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