Entre o boi e o neon: fragmentos de memórias, identidades, imagens e sons no filme de Gabriel Mascaro
Author
Carvalho, Rodrigo Souza Fontanini de
Advisor
Moraes, Ricardo Gaiotto deDate
27/02/2018Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação de mestrado é resultado de uma pesquisa interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da PUC-Campinas. Trata-se da análise interpretativa do discurso do filme brasileiro Boi Neon (2016), de Gabriel Mascaro, buscando reflexões a respeito da formação das identidades das personagens da narrativa e de como essas identidades podem estar relacionadas à formação dos sujeitos contemporâneos. Seguindo um modelo ensaístico e rizomático, a construção entrelaçada dos capítulos do texto e a análise do corpus derivam de colagens de enunciados capazes de – alicerçados nos diálogos entre/com autores de diversas áreas do conhecimento, como Albuquerque, Deleuze e Guattari, Xavier, Zurian, entre outros – entender como o discurso do filme expressa, (des)constrói e (re)organiza as identidades múltiplas de suas personagens, a partir de descrições de cenas, leituras de imagens e interpretações de trilhas sonoras. Foram selecionadas cenas com potencial para a discussão e a análise da formação identitária das personagens, tentando compreender as relações, os laços e as práticas sociais que implicam a constituição do sujeito contemporâneo no discurso cinematográfico, bem como a maneira com que o filme rompe e reitera valores sociais presentes no imaginário coletivo – sobretudo o que marca o sertanejo nordestino brasileiro –, brincando com a expectativa do público. This dissertation is the result of an interdisciplinary research in Languages, Media and Art. It is an interpretive analysis of the discourse of the Brazilian film Boi Neon (2016), by Gabriel Mascaro, and aims to develop reflections on the identities of the narrative characters and how their identities may be related to the formations of the contemporary subjects. Following an essayistic and rhizomatic model, the interlaced construction of the chapters from this text and the analysis of the corpus derive from statements collages – based on the dialogues between authors of several areas of knowledge, such as Albuquerque, Deleuze and Guattari, Xavier, Zurian, and others – to understand how the discourse of the film is able to (de)construct and (re)organize the multiple identities of its characters, by using descriptions of scenes, readings of images and interpretations of soundtracks. Scenes with potential for discussion and analysis of the identity formation of the characters were selected, trying to comprehend the relationships and social practices that implicate the constitution of the contemporary subject in the cinematographic discourse, as well as the way in which the film disrupts and reiterates social values from the collective imaginary – especially those which define the Brazilian backlands –, playing with the expectation of the public.
Keywords
Boi NeonCinema Brasileiro
Identidades
Gênero.
Boi Neon
Brazilian Film
Identities
Gender.