• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Narrativas e imaginários: o Brasil dos Indie Games

Abrir arquivo
clc_ppglimiar_me_Ana_FMM.pdf.pdf (5.771Mb)
Autor
Maia, Ana Flávia Martins
Orientador
Silva, Tarcisio Torres
Data de publicação
30/04/2021
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa realiza um percurso pelas narrativas dos indie games brasileiros Dandara (LongHatHouse 2018), Banzo – Marcas da Escravidão (Uruca, 2018) e Árida (Aoca Game Lab, 2019), tendo como objetivo principal entender e identificar na composição de suas narrativas aspectos referentes ao seus imaginários histórico e culturais. Entendendo que os indie games (ou jogos independentes) no Brasil operam dentro de um cenário global dominado por uma cultura homogeneizada de produção e distribuição em massa de tendências, parte-se dos estudos culturais para melhor compreender a função desse mercado “indie” ou alternativo dentro desse contexto. Para análise dos jogos, trazemos alguns aspectos referentes a teoria do imaginário de Gilbert Durand, além de referências sobre questões da cultura e identidade brasileiras.
 
This research takes a journey through the Brazilian indie games narratives Dandara (LongHatHouse 2018), Banzo - Marks of Slavery (Uruca, 2018) and Arid (Aoca Game Lab, 2019). Our main goal is to understand and identify in the composition of their narratives aspects related to their historical and cultural imaginary. Understanding that indie games (or independent games) in Brazil operate within a global scenario dominated by a homogenized culture of mass production and distribution of trends, we start from cultural studies to better understand the role of this “indie” or alternative market within that context. For game analysis, we bring some aspects related to the theory of imagery by Gilbert Durand, in addition to references on issues of Brazilian culture and identity.
 
Palavras-chave
Indie games
Estudos culturais
Imaginário
Indie games
Cultura studies
Imaginary
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião