O ciberespaço na percepção e construção do espaço geográfico: desafios na produção de conhecimentos
Abrir arquivo
Autor
Valle, Luis Felipe Catusso
Orientador
Andrade, Eliane Righi deData de publicação
19/02/2021Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo se propõe a analisar e refletir sobre como o ciberespaço, materializado no meio técnico-científico-informacional, interfere na percepção e na construção do espaço geográfico, considerando a expansão das sociedades conectivas, reticulares e rizomáticas, e as (des/re)territorializações de estruturas do capitalismo financeiro informacional, bem como dos dispositivos de vigilância nas redes digitais e nas formas de subjetivação que se manifestam na presença híbrida dos sujeitos que habitam dentro e fora das infovias. A autonarrativa que estrutura esta dissertação considera desafios, inquietações e questionamentos acerca do processo de ensino-aprendizagem e da produção de conhecimentos no exercício da docência e trabalhos sociais voluntários realizados. De forma interdisciplinar, o percurso cartográfico aqui apresentado baseia-se em referências bibliográficas de diferentes áreas de conhecimento na intenção de produzir conexões entre a geografia na era informacional, comunicações e redes de mobilização e ativismo digital, reflexões filosóficas sobre a interação entre dispositivos tecnológicos e de subjetivação e questões educacionais que oportunizem pensar de forma crítica, reflexiva e transformadora, expandindo a compreensão acerca de fenômenos políticos, sociais, culturais e educacionais contemporâneos. The present study proposes to analyze and reflect on how cyberspace, materialized in the technical-scientific-informational environment, interferes in the perception and construction of the geographical space, considering the expansion of connective, reticular and rhizomatic societies, and (un/re) territorialization of structures of informational-financial capitalism, as well as of surveillance devices in digital networks and in the forms of subjectivity that are manifested in the hybrid presence of subjects who live inside and outside the infovias. The self-narrative that structures this dissertation considers challenges, concerns and questions about the teaching-learning process and the production of knowledge in the exercise of teaching and voluntary social work. In an interdisciplinary way, the cartographic path presented here is based on bibliographic references from different areas of knowledge with the intention of producing connections between geography in the informational era, communications and mobilizations and digital activism networks, philosophical reflections about the interaction between technological e subjectification devices and educational issues which opportunize to think in a critical, reflective and transforming way, expanding the understanding of contemporary political, social, cultural and educational phenomena.
Palavras-chave
AutonarrativaCiberespaço
Espaço geográfico
Educação
Tecnologia
Geographic space
Education
Technology
Cyberspace