Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
View/ Open
Alternative Title
Comparative analysys of accessibility of e-Iearning management education environments for the blindAuthor
Silva, André Luiz da
Advisor
Carvalho, José Oscar Fontanini deDate
30/05/2007Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
Este estudo descreve a análise comparativa de acessibilidade para cegos aplicadas nos Sistemas de Gerenciamento para Educação a Distância (SGEAD) TelEduc e WebCT, segundo os critérios, recomendações e normas internacionais, tais como, técnicas de avaliação heurística, teste automático de acessibilidade, inspeção baseada nos pontos de verificação das recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0 do W3C e de tarefas e questionários com os usuários. Um dos objetivos desta pesquisa é demonstrar a importância da utilização de padrões e guias para a Acessibilidade Web como fator de apoio a acessibilidade para cegos dentro do atual cenário de inclusão digital. A qualidade da interface é fundamental para que sistemas interativos de educação a distância possam ser utilizados com sucesso. Espera-se com este estudo, contribuir para a produção de conhecimentos que sirvam para orientar e apoiar os profissionais envolvidos com a educação computadorizada. This study describes a comparative analysys of accessibility for the blind used in SGEAD (Distant Learning Management Systems), TelEduc and WebCT according to criteria, recommendations and international norms such as heuristical evaluation techniques, automatic test of accessibility, inspection based on the points of verification of the W3C recommendations for the accessibility of the content of the Web 1.0 and from tasks reports and questionnaires conducted with the users. One of the goals of this researches is to demonstrate the importance of the use of standards and guides for Web accessibility as support for accessibility for the blind in the current scenario of digital inclusion. The quality of the interface is essencial for the success of distant learning interactive systems. It is expected that this study will contribute to the production of knowledge that will guide and support the professionals involved with e-Iearning.
Keywords
AcessibilidadeErgonomia de interfaces web
Interação humanocomputador
Qualidade de software
Usabilidade
Interfaces para cegos
Deficiência visual
Listas de verificação
Avaliação de interfaces de software
Tecnologia assistiva
Interfaces for the blind
Accessibility
Web interface ergonomy
Human-computer interaction
Software quality
Usability
Visual deficiency
Checklists
Software interface evaluation
Assistive technology
Language
PortugueseCollections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A interface entre serviço social e saúde em tempos de pandemia pela covid-19
Jachetta, Gabriela (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar os desafios vividos pelo assistente social que atua na política de saúde, mais especificamente em um hospital de grande porte de Campinas- em meio à ... -
Possibilidades de interface entre a atuação do psicólogo na atenção básica do SUS e a psicologia social
Cintra, Marcela Spinardi (PUC-Campinas, 2017-02-15)A visão de que o fazer dos psicólogos é clínico, pautado no modelo biomédico, se apresenta ainda muito enraizado no discurso deles próprios e dos demais profissionais. Parecem, assim, compreender que essa atuação é a ... -
TV digital brasileira: diretrizes para o desenvolvimento de interfaces adequadas ao usuário final
Xastre, Leandro Alonso (PUC-Campinas, 2009-12-14)Tendo sido estabelecido o padrão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre observa-se a existência de uma lacuna importante no que concerne à interface final junto ao usuário por não existir, até o momento, uma ...