Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
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Looking forward a esthetical education: focus on professor's universitarian formationAutor
Orientador
Castanho, Maria Eugênia de Lima e MontesData de publicação
15/03/2007Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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É-se professor ao formar-se professor. Em assim considerando a formação docente, como um continuum que se faz indefinIda e inacabadamente, e não meramente através de obtenção de títulos ou cursos de licenciatura, a questão que se coloca refere-se à possibilidade de uma educação estética na universidade, visando à educação do sensível. Para tanto, buscar-se-á uma formação docente através da arte por entender que, enquanto desautomatizadora da percepção, a arte convidaria o aluno a reorganizar o mundo, experimentando novas versões de si. Proporcionar experiências estéticas por meio da arte, em cursos universitários, poderia ser um meio a partir do qual seria possível despertar o sensível nos futuros docentes - pessoas que trabalharão com a arte de ensinar, lidando, diretamente, com a formação humana de alunos. O intento da pesquisa - que se insere na linha de pesquisa: Universidade, docência e formação de professores - é, portanto, ao analisar a maneira como a arte pode educar, vislumbrar possibilidades de uma educação estética para a formação universitária de professores, entendendo que a experiência estética pode promover rearranjos subjetivos no universitário, instigando-o a pensar-se e, conseqüentemente, a formar-se sujeito (e dono de sua própria prática), ao invés de consumista de modos-de-ser pré-construídos. Neste sentido, esta pesquisa se sustenta num diálogo teórico, em que estudiosos da área de Educação Estética, em entrevistas à pesquisadora, falam a respeito da formação docente como um processo (permanente) de descobertas e rupturas, completamente imbricada à subjetividade do docente em formação, delineando uma docência particular, em que cada sujeito é o fazedor de sua própria história.
One is a professor when he is formed a professor. Considering docent formation as a continuation that one takes indefinitely and in an unfinished way, and not only by acquiring titles or courses of teaching, the question that should be asked refers to the possibility of a esthetic education in the university, aiming the education of the sensitive. In order to accomplish that, one should seek docent formation through Art sustained by the thought that, while an unautomating toel of perception, Art invites the pupil to reorganize the world, experimenting new versions of himself. Providing esthetical experiments through Art in graduate courses, could be a expedient to rise the sensitive in future docents - people that will work with teaching art, struggling directly with pupil human formation. Thus, the intention of the research is to formulate a esthetical education purpose for the gradua te formation of professors, comprehending that the esthetical experiment can promote subjective rearranges at the graduate pupil, instigating him to think about himself and, consequently, forming himself a subject [and owner of his own practice}, instead of forming himself as a consumer of pre-constituted-way-of-beings. In this way, this research sustains itself in a theoretical dialogue, in wich studious of the Esthetical Education area, interviewed by the researcher, talk about docent formation as a (permanent) process of discovering and rupture, completely superposed to the subjectivity of the docent under formation, delineating a particular lecturing, in which each subject is the maker of his own history.
Palavras-chave
Educação estéticaArte
Universidade
Formação docente
Esthetical education
Art
University
Docent formation