Políticas públicas em educação profissional: estudo da cultura educacional na "Cidade do Samba" no Rio de Janeiro
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Autor
Orientador
Vitorino, Artur José RendaData de publicação
12/12/2013Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
No Brasil, atualmente, há diversos formatos de educação profissional. Desde cursos voltados ao aprendizado de um ofício até os cursos que integram a educação geral com a técnica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, as oficinas e locais de trabalho também são reconhecidos como locais de educação profissional inicial e continuada. A partir da constatação estereotipada de que esses formatos de educação profissional estão marcados pela concepção de que o ensino dos ofícios instrumentais é inferior em comparação à educação geral, esta investigação busca descrever e analisar a cultura educacional desenvolvida nas escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, nas quais todo o desfile é produzido manualmente por profissionais das mais diversas áreas. As questões que orientaram a pesquisa foram: como se manifesta a educação profissional na ótica de uma cultura educacional que é não formal? Como essa educação profissional pode ser arregimentada por políticas públicas em educação? Emerge, dessa forma, o objetivo geral de investigar o funcionamento e a dinâmica dos barracões das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a fim de detectar uma possível cultura educacional nesse ambiente, bem como a aplicação de uma política pública voltada à modalidade educacional ali praticada. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de análise documental que se utilizou de procedimentos próprios da ciência histórica, pela qual se pode afirmar que os dados para uma análise histórica são os fatos. Porém, os fatos não estão nos documentos para serem resgatados como algo que têm existência própria, ou como um objeto natural que pode ser capturado a partir de uma teoria com conceitos definidos a priori. Primeiramente, foi realizada a leitura da literatura especializada para a fundamentação teórica da investigação. A coleta de dados foi realizada junto a fontes primárias como periódicos, revistas, imagens em movimento, fotografias, documentos públicos da Federação e documentos públicos disponibilizados pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Também foi realizada uma revisão bibliográfica no Banco de Teses da CAPES, visando definir dados para uma análise do estado da questão no que diz respeito à educação profissional não formal, a educação profissional e a educação não formal, com o intuito de enriquecer e complementar a pesquisa documental. Esta pesquisa está organizada em uma Introdução e mais três capítulos, os quais tiveram seus conteúdos construídos com base nas investigações descritas por sua metodologia por tratar-se de um tema novo, e as considerações finais que almejam elucidar o problema. Assim, ao se investigarem o funcionamento e a dinâmica dos barracões das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, entende-se que há uma cultura educacional nas escolas de samba do Grupo Especial, bem como a possível aplicação de um programa governamental (Rede CERTIFIC, que pode vir a ser política pública) voltado a essa modalidade de educacional praticada nesse local; mas esse programa deve ser adaptado às necessidades dos profissionais dos barracões das escolas de samba para que os artífices do carnaval tenham seus conhecimentos, conquistados na prática diária, como profissões formalmente reconhecidas.
In Brazil, there are several formats for technical and vocational education, from courses focused only on learning a trade to the courses that integrate general education with technical. Currently there are two forms of education that are found in this country, from technical schools who share both formats up their own workshops and workplaces that are also recognized as places of learning. Based on these formats technical and vocational education are marked by the idea that the teaching of instrumental crafts are inferior in comparison to general education. This research seeks to explain and analyze the development of education in these Samba Schools of Grupo Especial in Rio de Janeiro, in which the entire show is produced manually by professionals from various fields. The questions that guided the research were: how does a vocational education show the perspective of a cultural education that is informal? How can vocational education be regimented by public policies? From this way the general objective is to investigate the function and dynamics barracões of the samba schools of the Grupo Especial do Rio de Janeiro. If, therefore, is a research document analysis that was used for the historical science proper procedures by which it can be said that the data for historical analysis are the facts. However, the facts are not on the documents to be rescued as something that has its own existence, or as a natural object that just capture it from a theory with concepts defined a priori. First reading of the literature was performed for the theoretical foundation of the research. Data collection was carried out with primary sources such as newspapers, magazines, motion picture, photographs, government documents and public documents of the Federation provided by the Independent League of Samba Schools of Rio de Janeiro. A literature review was also conducted at the Bank of CAPES thesis, aiming to collect data for an analysis of the state of the art with respect to non-formal vocational education, vocational education and non-formal education in order to enrich and complement the desk research. This research is organized into an introduction and three chapters, which had its contents built from the investigations by the methodology described above because it is a new theme and closing remarks that aims to elucidate the problem of this research. Thus, to investigate the function and dynamics of the barracões of the samba schools of the Grupo Especial do Rio de Janeiro, it is understood that there is an educational culture in the samba schools of the Special Group of Rio de Janeiro, as well as the possible application of a public policy directed to this mode of education practiced at that location.
Palavras-chave
Políticas públicas em educaçãoEducação profissional
Educação não formal
Cultura educacional
Rede CERTIFIC
Escolas de samba
Rio de Janeiro
Public policy in education
Professional education
Non-formal education
Educational culture
Rede CERTIFIC
Samba schools
Rio de Janeiro