Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao ensino superior.
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Autor
Orientador
Pires, AndréData de publicação
12/12/2019Tipo de conteúdo
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O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos estudos e ao mercado de trabalho. Uma das possíveis escolhas que os jovens têm nesse momento é continuar os estudos ingressando no Ensino Superior. Assim, essa pesquisa teve por objetivo investigar e compreender as motivações de ordem econômica, social, política e cultural que influenciam as decisões de jovens de camadas sociais distintas quanto a suas possíveis trajetórias de ingresso no Ensino Superior. Buscamos compreender os agentes e fatores que fazem parte desse processo. A partir de análises de informações obtidas por meio de dois instrumentos de investigação (questionários, respondidos por 93 estudantes, e entrevistas, realizadas com 5 estudantes), aplicados em duas escolas do município de Limeira, estado de São Paulo, sendo uma privada de nível socioeconômico alto, localizada em região central, e outra pública de nível socioeconômico baixo, localizada em região periférica, buscamos analisar quais são os fatores que despertam desejos e negações nos jovens estudantes das referidas escolas quanto às suas perspectivas de ingresso no Ensino Superior. Nesse sentido, constatou-se que os estudantes da escola privada apresentaram um nível de conhecimento e informação sobre os processos seletivos e sobre políticas de ação afirmativa consideravelmente maiores do que os estudantes da escola pública, bem como maior propensão a participar dos exames de seleção e perspectivas melhor definidas em relação ao ensino superior, enquanto os jovens da escola pública estavam imersos em perspectivas difusas e indefinidas. Essas distinções decorrem fundamentalmente das condições familiares e socioeconômicas de cada estudante, bem como do habitus institucional de cada escola. Em relação às condições familiares, evidenciou-se o peso das origens sociais, do nível de escolaridade dos pais, das condições de trabalho e dos investimentos familiares na educação sobre a trajetória desses jovens. Já no que se refere ao habitus institucional, destacam-se distinções referentes à qualidade do ensino ofertado (pela ótica dos estudantes), ao trabalho dos professores em relação às possibilidades de inserção no Ensino Superior e ao momento em que esse trabalho se inicia.
The last year of high school receives special attention because it is a time when students are faced with the complex task of establishing their dispositions for the future they project for themselves in relation to studies and the labor market. One of the possible choices that young people have at this time is to continue their studies entering Higher Education. Thus, this research aimed to investigate and understand the motivations of economic, social, political and cultural that influences the decisions of young people from different social classes regarding their possible paths of entry into Higher Education. We seek to understand the agents and factors that are part of this process. From analysis of information obtained through two research instruments (questionnaires, answered by 93 students, and interviews, conducted with 5 students), applied in two schools in the municipality of Limeira, state of São Paulo, one private level. high socioeconomic, located in the central region, and another low socioeconomic public, located in the peripheral region, we sought to analyze what are the factors that arouse desires and denials in the young students of the referred schools regarding their prospects for entering higher education. In this sense, it was found that private school students had a considerably higher level of knowledge and information about selection processes and affirmative action policies than public school students, as well as a greater propensity to participate in selection and examination better defined perspectives on higher education, while the public school youth were immersed in diffuse and undefined perspectives. These distinctions derive mainly from the family and socioeconomic conditions of each student, as well as from the institutional habitus of each school. Regarding family conditions, the weight of social origins, parents' level of education, working conditions and family investments in education about the trajectory of these youngsters were highlighted. Regarding the institutional habitus, there are distinctions regarding the quality of teaching offered (from the students 'perspective), the teachers' work in relation to the possibilities of insertion in Higher Education and the moment when this work begins.
Palavras-chave
Ensino SuperiorEnsino Médio
Educação
Higher Education
High School
Education