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dc.contributor.advisorCury, Vera Engler
dc.contributor.authorFurigo, Regina Célia Paganini Lourenço
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:06Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:06Z
dc.date.issued2006-12-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15609
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar a Atenção Psicológica disponibilizada no Serviço de Plantão Psicológico, aos usuários de uma Clinica-Escola Universitária, a partir das experiências de Plantonistas, Clientes e Supervisora-Pesquisadora. Quanto à questão metodológica, foi conduzida uma pesquisa fenomenológica a partir do estudo do atendimento clínico de dez casos referentes a pessoas que recorreram ao Serviço de forma espontânea. Ressalte-se que o acompanhamento foi oferecido de forma gratuita pelo convênio estabelecido entre a Universidade em questão e o SUS. Os casos foram atendidos e analisados à luz de referencial junguiano. O atendimento foi realizado por seis plantonistas previamente selecionados e com no mínimo um ano de experiência em intervenções dessa natureza. Ocorreram três sessões por paciente mais uma entrevista de follow up, realizada um mês após o término do processo do Plantão. O grupo de plantonistas foi supervisionado semanalmente durante os seis meses de realização da pesquisa. Entregou relatório pormenorizado do seu trabalho clínico bem como de suas percepções pessoais sobre o significado do Plantão para cada caso. O mesmo ocorreu com a supervisora pesquisadora, encarregada das entrevistas de follow up, que no caso constituiu-se na voz do paciente dentro da pesquisa. Gerou-se então um conjunto de dez relatos dos plantonistas sobre os processos dos clientes atendidos, dez entrevistas de follow up e dez relatos de percepção da supervisora pesquisadora sobre seu entendimento pessoal daquele processo como um todo. Os relatos dos plantonistas, assim como os dados obtidos na entrevista de follow up foram divididos em unidades de significado que possibilitaram a elaboração de sínteses específicas, tanto do plantonista, como do paciente e da supervisora pesquisadora. Obteve-se desse modo três sínteses gerais referentes ao elemento vivido, em relação ao foco da pesquisa. Os principais resultados foram que o Plantão Psicológico ao colocar-se ao lado do paciente que necessita de atendimento psicológico no exato momento de sua crise lida com tempos diferentes: um interno (o tempo do paciente) e outro externo (o cronológico) e por isso consegue resultados tão relevantes em termos de contenção de angústias em um breve tempo. Plantonistas e Pacientes vivenciam um momento de encontro altamente fecundo para a psique de ambos, o que viabiliza a constelação do arquétipo do curador ferido que, ao constelar-se, ajuda o paciente na retomada de sua capacidade de se autocurar, entre outros. Considera-se então que o Modelo de Intervenção utilizado no Serviço de Plantão Psicológico desponta como uma grande esperança de agilização e dinamização dos serviços clínicos prestados pela Psicologia, vindo a contribuir com uma gama maior de recursos que esta Ciência pode colocar a serviço de quem dela precisa dentro da área da Saúde.
dc.description.abstractThe purpose of the present study was to analyze the Psychologic Attention available on the Emergency Psychological Attendance to the users of a Universitary Clinicschool generated from the experiences of emergency psychologists, patients, and Supervisor-researcher. The used methodology was based on a phenomenologic research from the study of ten cases in clinic attendance of individuals who spontaneously sought the cited service. It is important to note that the emergency attendance was offered for free by a convenant between the cited University and the Brasilian Public Heath System (SUS). The cases were treated and analyzed in the light of Jungian referencial. The attendance was carried out by six emergency psychologists previously selected and with a minimum of one year experience in clinical attendance. Three sessions were carried out for each patient and also a follow-up interview, was performed a month after the end of the Emergengy psychological attendance process. The group of emergency psychologists had a weekly supervision during the six month the research was performed. A detailed report of the clinical work as well as the personal perceptions of the emergency psychologists was delivered for each case of the program. The same has occurred with the supervisor-researcher who was responsible for the follow up interviews which reflected the patients feelings about the research. As a result, it was generated pool of ten reports from the psychologists about the attended patients´processes, ten follow-up interviews and ten perception reports from the supervisor-researcher about her personal understanding of the process as a whole. The emergency psychologists´ reports, as well as the data obtained on the follow-up interview were divided in unities of significate which possibilitate the elaboration of specific syntheses, both from the emergency psychologist and the patient and from the supervisor-researcher. Thus, it was obtained three general syntheses refering to the lived element related to the research focus. The main results obtained show that, when the Emergency Psychological Attendance empathizes with the patient who needs psychological care, in the exact moment of his (her) crysis, treats with different times: one internal ( the patient time) and other external (the chronological time) and thus reaches such relevant results as to the contention of anguish in a brief time. Both Emergency Psychologists and patients experience a highly rich moment for their psyche, which makes viable the archetype of the wounded physician which, when constelating, assists the patient to recapture the hability to carry out his (her) autocure. Therefore, it is considered that Intervention Model used in the Emergency Psychological Attendance arises as an enormous hope of speeding and dinamizing the clinical services delivered by Psychology, enhancing the resources of this science for people who needs it within the health care field.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectatenção psicológica
dc.subjectclínica junguiana
dc.subjectplantão psicológico
dc.subjectclínica escola
dc.subjectfollow up
dc.subjectsaúde
dc.subjectpsychological attention
dc.subjectjungian clinic
dc.subjectemergency psychologic attendance
dc.subjectschool-clinic
dc.subjectfollow up
dc.subjecthealth
dc.titlePlantão psicológico: uma contribuição da clínica junguiana à atenção psicológica na saúde
dc.title.alternativeEmergency psychological attendance: a contribution of the jungian clinic to the psychologic health care
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2045136824844487
puc.advisorLattes3414308343809480
puc.refereeMorato, Henriette Tognetti Penha
puc.refereeVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
puc.refereeAmatuzzi, Mauro Martins
puc.refereeQueiroz, Marcos de Souza
puc.refereeLattes0837731909860391
puc.refereeLattes4670585523085617
puc.refereeLattes4753420822745799
puc.refereeLattes0397371874668515
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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