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dc.contributor.advisorWitter, Geraldina Porto
dc.contributor.authorRuiz, Valdete Maria
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:28Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:28Z
dc.date.issued2005-06-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15613
dc.description.abstractA presente tese teve como objetivo geral fazer uma análise de variáveis motivacionais que influenciam a aprendizagem de universitários, constando de dois estudos. O Estudo I teve como objetivos específicos verificar a ocorrência das variáveis: orientação para a meta intrínseca (MI), orientação para a meta extrínseca (ME), valor da tarefa (VT), crenças sobre controle da aprendizagem (CC), auto-eficácia para aprendizagem e desempenho (AE) e ansiedade frente a provas (AP) entre estudantes de três cursos superiores, analisando a ocorrência de correlação entre as escalas motivacionais que avaliaram essas variáveis em ingressantes e concluintes. Participaram 185 universitários de primeiro e quarto ano, sendo 62 do curso de Administração, 55 de Educação Física e 68 de Ciência da Computação. Todos os cursos são ministrados no período noturno em uma mesma IES privada. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário Motivação e Atitudes Acadêmicas, elaborado a partir da tradução e adaptação do instrumento MSLQ. Os resultados indicaram predominância da variável VT que, entretanto, apresentou diminuição dos escores no 4º ano. Na análise intra-escalas verificaram-se mais correlações significantes entre os ingressantes do que entre os concluintes; na análise entre escalas verificaram-se correlações significantes apenas entre os pares MIxME e MExAE (n.sig.=0,05). O Estudo II teve como objetivo verificar a ocorrência de diferenças entre grupos de participantes do estudo anterior. Da amostra original foram selecionados, aleatoriamente, 20 questionários de primeiro e 20 de quarto ano de cada curso. A análise de variância indicou diferenças significantes entre os concluintes de Ciência da Computação e os demais na escala VT e entre os concluintes do mesmo curso e os de Educação Física na escala AE (n.sig.=0,05). Os resultados gerais são discutidos com base em modelos cognitivistas sociais da motivação e em variáveis socioculturais da amostra, sugerindo a necessidade de novos estudos sobre as variáveis motivacionais pesquisadas e sobre o instrumento utilizado. Também são indicadas estratégias para otimizar cada uma destas variáveis.
dc.description.abstractThe present thesis had as general objective to make an analysis of some motivacional variables that influence the learning of university students, consisting of two studies. Study I it had as specific objective to verify the occurrence of the variables: intrinsic goal orientation (MI), extrinsic goal orientation (ME), task value (VT), control of learning beliefs (CC), self-efficacy for learning and performance (AE) and test anxiety (AP) between students of three university courses, analyzing the occurrence of correlation between the motivacional scales that had evaluated these variable in beginners and students of the last year. Participated 185 beginners and students of the fourth year, being 62 of the Administration course, 55 of Physical Education and 68 of Computer Science. All the courses are given in the nocturnal period in one same private IES. For data collection it was used the questionnaire Academic Motivation and Attitudes, elaborated from the translation and adaptation of the instrument MSLQ. The results indicated the predominance of the variable VT that, however, presented reduction of the scores in the fourth year. In the analysis intra-scales, it was verified more significant correlations between the beginners than between the last-year-students; in the analysis between scales it was verified significant correlations only between the pairs MIxME and MExAE (sig.level=0,05). Study II had as objective to verify the occurrence of differences between groups of participants of the previous study. Of the original sample it was selected, at random, 20 questionnaires of the first year and 20 of the fourth year of each course. The analysis of the variance indicated significant differences between the students of the fourth year of Computer Science and the others in scale VT and between the students of the same course and of Physical Education in scale AE (sig.level=0,05). The general results are discussed on basis of social cognitives models of motivation and in sociocultural variables of the sample, having suggested the necessity of new studies on the searched motivacional variables and on the used instrument. Also strategies are indicated to optimize these variables.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectmotivação
dc.subjectcognitivismo social
dc.subjectensino superior
dc.subjectmotivation
dc.subjectsocial cognitivism
dc.subjecthigher education
dc.titleAprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
dc.title.alternativeLearning in university students: motivational variables
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9733069226330838
puc.advisorLattes4062861190113240
puc.refereeSantos, Acacia Aparecida Angeli dos
puc.refereeTonelotto, Josiane Maria de Freitas
puc.refereeOliveira, Maria Helena Mourão Alves
puc.refereeSocci, Vera
puc.refereeLattes3914656553853164
puc.refereeLattes7980652799357054
puc.refereeLattes2623376648374353
puc.refereeLattes7870841606120064
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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