Show simple item record

dc.contributor.advisorGuzzo, Raquel Souza Lobo
dc.contributor.authorWuo, Moacir
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.issued2003-04-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15616
dc.description.abstractEste estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio de 10 Municípios do Estado de São Paulo. Utilizou-se de questionário com questões abertas e fechadas com dimensões do contexto familiar e social, situação de risco e Representações Sociais sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. As respostas foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Nos resultados das percepções dos adolescentes, alunos desfrutam maiores liberdades no lazer, rotina de trabalho e estudos, relações com amigos, disponibilidade de dinheiro, consumo de álcool e experiências sexuais que alunas. Todos apresentaram poucas preocupações com a AIDS, admitem ter relações sexuais sem compromissos, 31% indicaram ter tido relações sexuais, alunas apresentaram mais atividade sexual que os alunos, 58% indicaram ter usado camisinha com maiores rejeições entre as alunas. Alunas da 1ª indicaram maior precocidade no início da vida sexual e consumo álcool. Nas Representações Sociais sobre AIDS, destacam-se aspectos biológicos medicalizados com baixas referências à prevenção, distorções nos conhecimentos sobre transmissão e prevenção. A 3ª série manifestou maiores insatisfações e falta de interatividade nos Programas de Prevenção. Os adolescentes reproduzem as Representações Sociais de Professores sobre AIDS via atividades de prevenção nas escolas.
dc.description.abstractThis study aimed to explore the contextualizations and Social Representation of adolescents of High School about AIDS and Program of AIDS Prevention in schools. 440 High School s students of the 1st and the 3rd grades of 10 towns of São Paulo state participated in this study. A questionnaire with familiar and social contexts dimensions, with opened and closed questions, situation of risk and Social Representation about AIDS and Program of AIDS Prevention in Schools were used. The answers were analyzed by the Contents Analysis technique. At the results of the adolescents perceptions, male students enjoy freedom in leisure, work routine and study, relationship with friends, money availability, alcohol consumption and sexual experiences more than the female students. All of them presented less care about AIDS. They admitted having sexual intercourse with no commitments. 31% indicated that they have had sexual intercourse and female students presented more sexual activity than male students. 58% indicated that they have used condom, with more rejection among the female students. The female students of the 1st grade indicated more prematurity in the beginning of sexual life and alcohol consumption. On the Social Representations about AIDS, biological-medicalized aspects is pointed out with low references of prevention, distortions of prevention and transmission knowledge. The 3rd grade manifested more dissatisfaction and a lack of interactivity in the Prevention s Program. The adolescents reproduce the Social Representations of Teachers about AIDS via activities of prevention in the schools.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectHIV/AIDS
dc.subjectAIDS educação
dc.subjectAIDS adolescente
dc.subjectAIDS escola
dc.subjectAIDS representações sociais
dc.subjectHIV/AIDS
dc.subjectAIDS education
dc.subjectAIDS adolescents
dc.subjectAIDS school
dc.subjectAIDS social representations
dc.titleAIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
dc.title.alternativeAIDS in the school: the contexts and social representations of high school s students
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9302933526827609
puc.advisorLattes8863163152848405
puc.refereeWitter, Geraldina Porto
puc.refereeSocci, Vera Motta Vecciatti
puc.refereeTonelotto, Josiane Maria de Freitas
puc.refereeLattes4062861190113240
puc.refereeLattes7870841606120064
puc.refereeLattes7980652799357054
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record